Renato Gaúcho adota nova postura em campanha do Fluminense no Mundial
Técnico faz com que o 'famoso DVD' dê lugar a um tom mais sério, focado nas questões táticas e estudioso nas análises dos adversários
Conhecido por ser um treinador boleiro, Renato Gaúcho sempre chamou a atenção por suas tiradas engraçadas e carisma nas entrevistas coletivas. No entanto, o comandante do Fluminense mudou a postura na campanha do Mundial de Clubes e fez com que o “famoso DVD” desse lugar a um tom mais sério, focado nas questões táticas e estudioso.
Com o profissionalismo do futebol mundial, essas entrevistas leves e cercadas de piadas, de certa forma, podem ter prejudicado a imagem do técnico. Afinal, alguns questionavam se Portaluppi tinha conhecimento tático para um dia chegar à Seleção Brasileira, mesmo com os bons resultados pelos clubes, sobretudo no Grêmio.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Quem precisa aprender, estuda, vai pra Europa… Quem não precisa, vai pra praia. Eu falo isso,e muitos criticaram. Disseram: estão trazendo um treinador que estava jogando futevôlei… Eu pergunto, e agora? E ai? Futebol é como andar de bicicleta. Quem sabe, sabe. Quem não sabe, vai estudar”, disse, após conquista da Copa do Brasil pelo Imortal Tricolor.
Contudo, a nova competição da Fifa tem destacado esse outro lado do treinador tricolor. Renato, então, tem escalado a equipe carioca de acordo com os adversários e tem evidenciado em suas entrevistas que procura estudar os rivais que enfrenta. Ao seu lado, tem um braço direito: o auxiliar Alexandre Mendes, que é bastante ativo nos treinamentos e conversa com atletas.
Mais tático e estudioso
Diante da Inter de Milão, o profissional buscou espelhar o esquema adversário: 3-5-2 e colocou um zagueiro a mais para coibir os dois centroavantes Lautaro Martínez e Marcus Thuram. A escolha foi assertiva, visto que a Nerazzurri só passou a ter chances claras na reta final da partida, quando o Flu estava à frente no placar.
“É uma vitória de todo mundo, mas não deixa sem dúvida alguma de ser uma vitória pessoal minha também, porque eu sou pago para pensar. E no momento que eu armo o esquema de jogo, eu sei o que estou fazendo. Muita gente acha que o Renato é isso, é aquilo. Que não entende muito de parte tática. A coisa que eu mais entendo é de parte tática. Mas eu não preciso chegar aqui e falar de tática com vocês. Não tenho que dar explicações, com todo o respeito a vocês, da parte tática. Tenho que falar de parte tática com o meu grupo”, afirmou o comandante.
Além disso, escalou três meio-campistas contra o Borussia Dortmund, na estreia pelo torneio da Fifa. Dentro das quatro linhas, o time foi superior ao adversário e só não ficou com os três pontos por imprecisões do sistema ofensivo.
Na sequência da grande campanha, levou a campo um meio mais leve contra o Ulsan HD, com a presença de Paulo Henrique Ganso. Entretanto, na volta do intervalo, quando o Tricolor perdia por 2 a 1, apostou em tirar o camisa 10 para a entrada de Everaldo. Por fim, trouxe a velocidade e os confrontos individuais de Keno, que foram cruciais para a virada.