Morre o jornalista gaúcho Ruy Carlos Ostermann
Jornalista cobriu 13 Copas do Mundo na carreira e escreveu livro sobre o Penta em 2022
Morreu na noite desta sexta-feira (27), em Porto Alegre, o jornalista e cronista Ruy Carlos Ostermann. O profissional, de 90 anos, estava internado desde maio e teve o falecimento causado por complicações causadas por uma pneumonia.
Ostermann é um dos grandes nomes da imprensa gaúcha. O Professor, como era conhecido, iniciou sua carreira como cronista na Folha da Manhã e Folha da Tarde em 1962. Depois, em 1978, foi para a Rádio Gaúcha, onde chefiou o departamento de esportes da emissora. Durante 33 anos, participou e chegou a ancorar o programa Sala de Redação, um dos mais tradicionais da rede.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Grêmio lamenta profundamente o falecimento do jornalista Ruy Carlos Ostermann. Um dos maiores nomes da história da imprensa esportiva brasileira, e dono de um estilo único, Ruy contou as glórias do nosso esporte com competência e elegância. Nos solidarizamos com a família e… pic.twitter.com/JIxFes5fEK
— Grêmio FBPA (@Gremio) June 28, 2025
Outro ponto marcante da sua carreira foi a Seleção Brasileira. Ostermann cobriu 13 Copas do Mundo, entre 1966 e 2014 e, em 2022, escreveu o livro “Felipão – A alma do penta”. Além disso, o jornalista também escreveu obras sobre Grêmio e Internacional.
O Rio Grande do Sul se despede de um dos maiores comunicadores de sua história.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente