FPF repudia ‘atentado’ envolvendo torcedores de Palmeiras e Cruzeiro em rodovia
Federação reprova ações de violência e define os responsáveis como 'bandidos que usam indumentárias alusivas ao futebol e a clubes'
A Federação Paulista de Futebol (FPF) se pronunciou a respeito do atentado criminoso envolvendo torcedores de Palmeiras e Cruzeiro na madrugada deste domingo (27), na Rodovia Fernão Dias, altura de Mairiporã, na Grande São Paulo.
Embora tenha repudiado os atos, a entidade evitou mencionar o nome do clube paulista. Além disso, definiu os autores das cenas de violência na estrada como “bandidos”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“A Federação Paulista de Futebol lamenta profundamente os atos criminosos ocorridos na manhã deste domingo, que culminaram na morte de um torcedor do Cruzeiro e deixou outros feridos. O atentado, promovido por bandidos que usam indumentárias alusivas ao futebol e a clubes, é mais um triste episódio que deve ser severamente punido pelas autoridades competentes”, diz a nota da FPF.
Já a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo citou, em comunicado enviado à imprensa, que a Polícia Civil apura a ocorrência e que, segundo informações iniciais, os torcedores do Cruzeiro foram vítimas de emboscada de palmeirenses no percurso de volta a Minas Gerais.
O “encontro” entre as torcidas na estrada se deu em razão de os cruzeirenses irem ao Paraná enfrentar o Athletico-PR, pelo Brasileirão, no último sábado (26). Os palmeirenses, por outro lado, jogaram em casa, diante do Fortaleza, e geralmente conta com o apoio de torcidas do clube espalhadas pelo estado.
Um torcedor do Cruzeiro morreu e outras 18 pessoas sofreram ferimentos, sendo posteriormente encaminhadas a hospitais de Mairiporã e Franco da Rocha.
Ambos os clubes se manifestaram nas redes sociais em repúdio ao episódio de violência e cobraram punições “com rigor” aos envolvidos.
Confira o comunicado da FPF
“A Federação Paulista de Futebol lamenta profundamente os atos criminosos ocorridos na manhã deste domingo, que culminaram na morte de um torcedor do Cruzeiro e deixou outros feridos. O atentado, promovido por bandidos que usam indumentárias alusivas ao futebol e a clubes, é mais um triste episódio que deve ter punição severa pelas autoridades competentes. O futebol jamais pode servir como pretexto para que indivíduos cometam crimes, e a FPF atuará sempre para que o esporte seja um ambiente de paz, entretenimento e transformação social positiva”.