Perereca brasileira recebe nome de personagem da literatura

Perereca brasileira recebe nome de personagem da literatura

 

" class="op_lazy">

Trata-se da Nyctimantis diadorim, anfíbio do gênero perereca-de-capacete nativo do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, unidade de conservação situada na divisa de Minas Gerais com a Bahia. A espécie foi descrita em artigo na revista científica “Herpetologica”.

Crédito: Reprodução/Reuber Brandão

" class="op_lazy">

Um dos autores do artigo, o biólogo Reuber Albuquerque Brandão declarou em entrevista ao site “Terra da Gente” que encontrou um exemplar pela primeira vez em 2011. Era uma fêmea, claramente uma perereca-de-capacete, um grupo de espécies que possuem diferentes graus de ossificação craniana”, afirmou.

Crédito: Reprodução/Reuber Brandão

" class="op_lazy">

No clássico da literatura nacional “Grande Sertão: Veredas”, Diadorim é o nome de um jagunço companheiro de lutas de Riobaldo, protagonista e narrador da história. Reuber é fã da obra e, por isso, batizou a nova espécie de anfíbio com o nome da personagem.

Crédito: Reprodução/Secretaria de Educação e Cultura de Goiás

" class="op_lazy">

Muita gente confunde sapo, perereca e rã . Mas eles não possuem as mesmas características, embora todos sejam anfíbios que pertencem à ordem Anura, palavra que significa sem cauda em grego antigo. Apesar desse aspecto, mesmo com muitas semelhanças físicas, os três são animais diferentes.

Crédito: Imagens Pixabay

" class="op_lazy">

Das mais de 8.400 espécies de anfíbios conhecidas no mundo, 1.188 estão no Brasil. Assim, 1.144 são espécies de anuros, tornando o país como a maior diversidade desse grupo de anfíbios no mundo, segundo o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN).

Crédito: José Reynaldo da Fonseca/Wikimédia Commons

" class="op_lazy">

O órgão pertence ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ressalta que dentro da ordem Anura estão várias famílias de sapos, rãs e pererecas cujas espécies estão em todos os continentes, com exceção da Antártica.

Crédito: Museu de Zoologia de São Paulo

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar