A Woven City, um lugar no Japão apelidado de "Cidade do Futuro", teve sua primeira fase concluída em outubro de 2024.
/ Crédito: divulgação/Toyota
A Toyota, uma renomada fabricante de automóveis japonesa e responsável pelo projeto, apresentou mais informações sobre o empreendimento.
Crédito: Divulgação
A cidade fica em Shizuoka, localizada a aproximadamente 174 quilômetros de Tóquio e aos pés do Monte Fuji.
Crédito: wikimedia commons Akahito Yamabe
Lançada em 2021, a iniciativa faz parte da estratégia da montadora para desenvolver soluções sustentáveis e avançadas em resposta às mudanças na indústria automotiva.
Crédito: divulgação/Toyota
O projeto demandou um investimento de aproximadamente US$ 10 bilhões (cerca de R$ 56 bilhões na cotação atual).
Crédito: divulgação/Toyota
Durante a CES 2025, maior feira de tecnologia do mundo realizada no início de janeiro, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, compartilhou os detalhes dessa iniciativa visionária.
Crédito: wikimedia commons Motohide Miwa
Com uma área superior a 48.500 m², a cidade é descrita como um laboratório vivo, onde os moradores atuarão como testadores de tecnologias pioneiras em mobilidade, sustentabilidade e vida urbana.
Crédito: divulgação/Toyota
A busca por candidatos interessados em residir no local já está em andamento, com a primeira etapa prevista para começar no segundo semestre de 2025.
Crédito: divulgação/Toyota
Nesta fase, cerca de 100 pessoas, majoritariamente funcionários da Toyota e seus familiares, se mudarão para a cidade.
Crédito: divulgação/Toyota
Com o progresso da iniciativa, espera-se que a população cresça gradualmente, podendo atingir até 2 mil habitantes.
Crédito: divulgação/Toyota
Desenvolvida com foco em designs que promovem o bem-estar dos moradores, a cidade será um espaço para testar uma ampla gama de inovações, desde veículos autônomos até alternativas de energia renovável.
Crédito: divulgação/Toyota
O trabalho em conjunto envolverá startups, empreendedores independentes e empresas parceiras da Toyota.
Crédito: divulgação/Toyota
Grandes empresas, como Daikin, Nissin e UCC Japan, também estão envolvidas nesse projeto.
Crédito: wikimedia commons Solomon203
Vale destacar que esse não é o primeiro projeto de cidade inteligente desenvolvido no mundo. Empresas gigantes americanas, como Google, Apple, Facebook e Amazon já desenvolvem as suas.
Crédito: Pao Pattarapol Unsplash
Chinesas como Huawei, Tencent e Alibaba também têm seus planos em andamento, todos impulsionados pelo avanço do 5G, que oferece maior eficiência e menor tempo de resposta, facilitando o funcionamento de cidades inteligentes
Crédito: wikimedia commons X-SHLIED
Fundada em 28 de agosto de 1937 por Kiichiro Toyoda, a Toyota Motor Corporation é uma das maiores e mais influentes fabricantes de automóveis do mundo.
Crédito: Reprodução
A empresa tem sua sede em Toyota City, Aichi, no Japão. Inicialmente, a Toyota era uma divisão da Toyoda Automatic Loom Works, uma empresa especializada na produção de teares automáticos.
Crédito: wikimedia commons Tomio344456
A entrada no setor automotivo foi impulsionada por um interesse em diversificar os negócios da família Toyoda e pelo desejo de apoiar o crescimento industrial do Japão.
Crédito: Admiral_Lebioda por Pixabay
Ao longo das décadas, a Toyota consolidou sua posição como líder em inovação tecnológica e sustentabilidade. Em 1997, lançou o Toyota Prius, o primeiro veículo híbrido produzido em massa no mundo.
Crédito: wikimedia commons Mytho88
Desde então, a empresa tem expandido sua linha de veículos híbridos e investido em tecnologias emergentes, como carros elétricos e movidos a hidrogênio.
Crédito: wikimedia commons Tokumeigakarinoaoshima
A empresa também se destaca por iniciativas socioambientais. Ela se comprometeu a alcançar a neutralidade de carbono até 2050 e investe em projetos para redução do impacto ambiental de operações e produtos.
Crédito: - deon/Unsplash