Os vitrais embelezam construções desde a Idade Média. Usados em janelas e tetos, esses mosaicos feitos de vidros coloridos e ligados por tiras de chumbo representam verdadeiras obras de arte que atraem e fixam o olhar
/ Crédito: Imagem de WikiImages por Pixabay
Hoje em dia já são usados até mesmo em residências e estabelecimentos como hotéis e centros culturais, mas tradicionalmente marcam a decoração de igrejas e mesquitas .
Crédito: Imagem de Francine Sreca por Pixabay
Conheça alguns dos vitrais mais belos do mundo, que enchem os olhos dos visitantes em diversas construções.
Crédito: Imagem de Pete por Pixabay
Catedral de Aachen (Alemanha) - Construída em 790 a mando de Carlos Magno (que ali está sepultado), a catedral da cidade de Aachen recebeu acréscimos ao longo do tempo. Tem magníficos vitrais de 25m de altura. É Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Crédito: Flickr Alex DROP
Catedral de Notredame (Paris, França) - Construída entre 1163 e 1345, é um dos símbolos de Paris, Patrimônio Mundial da Humanidade. Os principais vitrais têm o estilo chamado de “rosa”, porque são arredondados e divididos em vários segmentos. Foram construídos em 1270
Crédito: Flickr Francisco Aragão
Igreja de São José (Le Havre, França) - A cidade portuária sofreu muitos danos com bombardeios na II Guerra Mundial. A igreja é dedicada à memória das vítimas. Tem 12.768 painéis de vidro colorido: ao leste e ao norte as cores são frias, enquanto tons dourados e cores vivas preenchem as janelas oeste e sul.
Crédito: Flickr Sébastien FERRAND
Capela do King's College (Cambridge, Inglaterra) - Tem 12 grandes janelas feitas de 1515 a 1531 por vidraceiros flamengos no reinado de Henrique VIII
Crédito: Flickr Spencer Means
Sagrada Família (Barcelona, Espanha) - A obra que simboliza a arte de Antonio Gaudi (1852-1926) - e cuja construção nunca termina - tem toques góticos impressionantes na própria arquitetura, mas também se destaca pelos vitrais que adornam a igreja.
Crédito: Youtube Canal Silas Lozano Paz
Galeria Lafayette (Paris, França) - Loja de departamentos que também é ponto turístico e histórico, que remonta a 1895, com uma pequena loja, até chegar ao complexo atual. Tem uma cúpula de vidro e aço impressionante.
Crédito: Flickr Álvaro Millán
Gran Hotel Ciudad de México (Cidade do México, México) - Inaugurado em 1899 para abrigar o Centro Mercantil, o prédio que virou hotel tem estilo Art Nouveau e um gigantesco vitral Tiffany, com três cúpulas, criado em 1908. Foi cenário do filme 007 contra Spectre
Crédito: Divulgação Gran Hotel Ciudad de México
Palácio da Música Catalã (Barcelona, Espanha) - Sala de concerto construída entre 1095 e 1908. Os vitrais saem desde o chão, nos dois lados, e também ornamentam a claraboia dando um efeito de céu azul e o sol tridimensional.
Crédito: Flickr Matías Callone
National Gallery of Victoria (Melbourne, Austrália) - Tem um dos maiores tetos de vitral do mundo. O projeto foi concluído em 1968 para deixar a luz entrar na grande sala de forma natural. E com arte.
Crédito: Flickr Les Butcher
York Minster Chapter House (York, Inglaterra) - A capela remonta ao ano 1260. Tem estilo gótico e os vitrais são daquela época, ornamentando e valorizando ainda mais a arquitetura. Retratam cenas bíblicas.
Crédito: Flickr Nick Garrod
Mesquita Nasir al-Mulk - Shiraz (Irã) - Conhecida como Mesquita Rosa, foi erguida em 1876. Os vitrais foram feitos para captar a luz da manhã e lançar no piso. Azulejos coloridos complementam a decoração, fazendo com que, em certos horários, o interior da mesquita tenha todas as cores.
Crédito: wikimedia commons
Capela de Ação de Graças - Texas (EUA) - Fica na cidade de Dallas. O edifício em espiral tem 73 painéis de vitrais, que, no conjunto, se chamam A Janela da Glória.
Crédito: John McStravick FlickR
Catedral Metropolitana de São Sebastião (Rio de Janeiro) - Inaugurada em 1979, tem estrutura cônica e seus quatro vitrais são bem altos, ao longo de 30 metros nas paredes. Eles se encontram numa claraboia em forma de cruz.
Crédito: chensiyuan - Wikimédia Commons
Catedral de Brasília - A estrutura moderna do arquiteto Oscar Niemeyer tem 16 colunas de concreto, com vitrais que são obras de arte de 6 metros quadrados, em forma de ondas nas cores azul, branco e verde.
Crédito: Flickr Francisco Aragão