Em 2024, a montadora chinesa BYD ultrapassou a receita da Tesla, de Elon Musk, ao registrar vendas superiores a US$ 100 bilhões.
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Conhecida por seus carros elétricos e híbridos cheios de tecnologia, a BYD alcançou um faturamento de 777 bilhões de yuans (cerca de US$ 107 bilhões) até 31 de dezembro, superando as previsões de 766 bilhões de yuans.
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No mesmo período de 2024, a Tesla faturou US$ 97,7 bilhões.
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Quando se analisa o lucro líquido, a BYD cresceu 34% em relação ao ano anterior, atingindo 40,3 bilhões de yuans, acima da estimativa dos analistas de 39,5 bilhões de yuans.
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A empresa conquistou rapidamente uma posição de destaque no competitivo mercado chinês de veículos elétricos.
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A companhia chinesa continua investindo em novidades. Em 2025, eles anunciaram uma nova tecnologia que permite carregar um carro elétrico em apenas cinco minutos, muito mais rápido do que os 15 minutos necessários para carregar um Tesla.
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Além disso, a empresa disponibilizou gratuitamente sua tecnologia de assistência ao motorista, chamada Olho de Deus, para todos os seus modelos, inclusive os de entrada.
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O crescimento da empresa impulsionou suas ações, que subiram cerca de 51% na bolsa de Hong Kong.
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Em 2024, a BYD chegou a vender quase o mesmo número de carros elétricos que a Tesla (1,76 milhão contra 1,79 milhão).
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Quando são incluídos os carros híbridos, o número é muito maior. A BYD vendeu 4,27 milhões no último ano, aproximando-se dos números da Ford.
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Para 2025, a BYD projeta vender entre 5 e 6 milhões de veículos. Nos dois primeiros meses de 2025, houve um crescimento de 93%, com 623.300 unidades vendidas.
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Apesar do crescimento da BYD, a Tesla ainda lidera em valor de mercado, avaliada em cerca de US$ 800 bilhões, contra US$ 157 bilhões da montadora chinesa.
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Outra marca conquistada pela BYD em 2024 foi entrar na lista dos 10 carros mais vendidos do mundo.
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A montadora alcançou a 9ª posição com o Song Plus, um modelo híbrido disponível em três versões e também comercializado no Brasil.
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De acordo com a plataforma Statista, mais de 570 mil unidades do Song foram vendidas globalmente, enquanto no Brasil o número chegou a 27.700, conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
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No mercado chinês, a Tesla tem perdido espaço, enquanto a BYD se fortalece, conquistando quase 15% do mercado de carros de passeio.
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A empresa chinesa ainda não atua nos EUA devido a altas tarifas, mas tem expandido sua presença na Europa, Ásia, Austrália e Brasil.
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