O drinque ‘Rabo de Galo’ faz parte, desde 2023, da célebre lista da Associação Internacional de Bartenders (IBA, sigla em inglês). Com isso, se juntou à caipirinha, que já estava há 30 anos na prestigiada seleção mundial.
Crédito: Divulgação Casa de Italia
A criação da bebida representa a união das culturas de Brasil e Itália. Afinal, com a imigração italiana para o Brasil, a fábrica Cinzano se instalou em São Paulo, produzindo uma bebida chamada vermute que é composta por vinho, açúcar, álcool e uma mistura de ervas e especiarias
Crédito: - Divulgação
O drinque era uma tradição no país europeu, mas a Cinzano percebeu que os imigrantes no Brasil preferiam tomar cachaça. Por isso, a empresa planejou uma estratégia para conquistar os clientes.
Crédito: - Divulgação
A empresa decidiu juntar as duas bebidas. Assim, nasceu um drink de tom avermelhado que agradou a brasileiros e europeus.
Crédito: - Divulgação bullhof
O passo seguinte era escolher um nome marcante para que o destilado se popularizasse. A princípio, foi designado como Cocktail, termo utilizado pelos americanos para drinques que misturam bebidas
Crédito: - Reprodução Instagram Mestre Derivan
O nome estrangeiro não caiu nas graças. Então, como Cock significa galo e Tail quer dizer rabo, decidiu-se lançar o termo ‘Rabo de Galo’. E esse, sim, pegou...
Crédito: - Reprodução IBA
A receita tradicional de Rabo de Galo leva dois terços de cachaça e um terço de vermute. Muitos usam um copo shot decorado com casca de limão. Mas qualquer copo ou taça está valendo.
Crédito: - Reprodução Instagram Mestre Derivan
O bartender brasileiro Derivan Ferreira liderou o movimento para que o ‘Rabo de Galo’ ganhasse reconhecimento mundial. O drinque foi aprovado pela Associação Internacional de Bartenders em 2019, mas não entrou no cardápio de bebidas mais famosas do planeta, na ocasião. Agora conseguiu!
Crédito: Reprodução Instagram Mestre Derivan
Veja algumas bebidas destiladas que também são muito apreciadas e prestigiadas pelo mundo.
Crédito: - IBA Divulgação
Caipirinha: Criada em São Paulo, em 1918. A bebida tradicional leva cachaça, limão, açúcar e gelo. Há releituras com vodk, rum ou vinho.
Crédito: Schermann wikimedia commons
Cosmopolitan: Ganhou fama graças à série ‘Sex and the City’, pois os personagens frequentemente consumiam esse destilado. A bebida mistura sucos de limão e cranberry, licor de laranja e vodka.
Crédito: - Reprodução
Martini: Carrega a reputação de uma bebida mais madura. O drinque é servido em uma taça alta e geralmente com uma azeitona como enfeite.
Crédito: - Carie - pixabay
O Martini possui três versões. Dirty Martini: Preparado com suco de azeitona. Dry Martini: feito, unicamente, com Vermute seco. Perfect Martini: preparado com partes iguais de vermute seco e suave
Crédito: Imagem de DCStudio no Freepik
Negroni: Já faz parte da cartela de bebidas de diversos estabelecimentos no Brasil. O coquetel, que surgiu na Itália, é composto por Campari (bebida destilada), gin, vermute doce, uma rodela de laranja e gelo. Tem sabor mais amargo.
Crédito: - wikimedia commons
Piña Colada: Drinque tropical com abacaxi e coco, frutas típicas do verão. Possui releituras pelo mundo. No Brasil, por exemplo, é preparado com leite de coco e leite condensado, além do suco de abacaxi e rum.
Crédito: - wikimedia commons
A bebida possui versões com vodka ou espumante. A ornamentação desse coquetel também chama a atenção pela tropicalidade, com pedaços de abacaxi frescos ou cereja.
Crédito: pixabay
Bloody Mary: É o coquetel mais elaborado da lista. Leva suco de limão, suco de tomate, pitadas de pimenta, molho inglês, Tabasco, sal e vodka. É bastante presente no brunch (refeição que substitui o café da manhã e o almoço) nos Estados Unidos.
Crédito: - Lava pexels
Irish Coffee: Criado na Irlanda em 1943, contém café forte, whisky irlandês, açúcar mascavo e nata levemente batida. Outras versões são preparadas com café expresso, passado no filtro ou feito na prensa francesa
Crédito: - feedownload creative commons
Old Fashioned (Antiquado na tradução): Um dos drinques famosos mais antigos. Sua receita leva whisky, angostura (bebida alcoólica de extratos de ervas), açúcar, laranja e cereja. Em algumas versões recebe um pouco de água.
Crédito: - pxher public domais
Manhattan: Recebeu esse nome para homenagear o bairro de Nova York. O destilado é preparado com whisky, vermute tinto suave e angostura
Crédito: - creative commons public domain
Margarita: Leva tequila na origem da sua formação. Tem alto teor alcoólico. Seu sabor é balanceado pelos outros itens em sua receita: laranja, suco de limão, sal e gelo
Crédito: - wikimedia commons
Mojito: Original de Cuba, também é um drinque de verão como a Piña Colada. Sua refrescância se deve à mistura de rum branco, hortelã, club soda ou água com gás, suco de limão e açúcar .
Crédito: - Alina Pixabay
Sex on The Beach: Destaca-se pelas cores vivas, misturando vodka, licor de pêssego, suco de laranja, suco de cranberry e gelo.
Crédito: - wikimedia commons