Fechadura digital: tudo o que você precisa saber antes de instalar
Especialistas esclarecem as principais dúvidas e elencam os melhores modelos
Cada vez mais presente nos projetos, a fechadura digital, também chamada de fechadura eletrônica, é uma tecnologia que veio para ficar, garantindo mais segurança e praticidade no dia a dia. “Hoje a fechadura digital é um item que está na lista de prioridade dos clientes e pode ser encontrada em diversos modelos, mais ou menos tecnológicos”, destaca a arquiteta Pati Cillo.
Para apresentar todas as suas funcionalidades, modelos e vantagens, os profissionais da arquitetura Bruno Moraes, do escritório Bruno Moraes Arquitetura, e Pati Cillo se uniram e prepararam um guia completo sobre o assunto. Confira!
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Vantagens da fechadura digital
São várias as vantagens de uma fechadura digital, a começar pelas mais óbvias, como o fato de não precisar mais carregar chaves, não correr o risco de esquecê-las, ficar para o lado de fora de casa e não viver mais a insegurança da dúvida: “Será que tranquei mesmo a porta antes de sair?”.
Porém, segundo o arquiteto Bruno Moraes, a tecnologia vai além disso. “Por meio da programação, o sistema pode colaborar em inúmeras situações, como a entrada pontual de uma pessoa. Para tanto, basta que o morador cadastre uma senha específica para a abertura da porta”, detalha.
Principais modelos
Há vários tipos disponíveis no mercado. “Podemos encontrar desde as mais simples, com controle por senha numérica, até as mais completas, que além da senha contam com acesso através das digitais ou, ainda, controle facial”, destaca Pati Cillo.
Dentre os modelos mais comuns e com preços mais acessíveis, estão aqueles com liberação de acesso por senha, cartão ou tag (chaveiro de aproximação). Há também a fechadura eletrônica com biometria (impressão digital), que é uma opção bastante segura e frequentemente requisitada em condomínios residenciais ou em empresas.
“É um meio muito seguro ter o cadastro da digital do morador ou do funcionário, eliminando o risco de um terceiro utilizar a senha ou o cartão magnético e entrar sem a devida autorização”, diz Bruno.

Fechadura conectada à internet
Mais avançadas, as versões com acesso à internet e aplicativos são, atualmente, consideradas as mais modernas e completas do mercado. “Como as pessoas estão mais conectadas às tecnologias, a tendência é que aconteça uma migração para sistemas mais avançados como esses”, relaciona o profissional.
Por exemplo, é possível interagir à distância, caso um prestador de serviço precise do acesso imediato ao local. Remotamente e distante do endereço, com o aplicativo no smartphone o morador pode controlar o acesso, sem a necessidade de cadastrar digitais ou senhas.
