O que se sabe sobre 'herói' que tomou arma de atirador na Austrália
Homem que foi filmado lutando com um dos agressores responsáveis pelo ataque a tiros que matou pelo menos 15 pessoas na praia de Bondi foi identificado como Ahmed al Ahmed, de 43 anos.
O homem classificado como 'herói' após atacar e desarmar um dos atiradores durante o ataque terrorista na praia de Bondi, na Austrália, foi identificado como Ahmed al Ahmed, de 43 anos.
Um vídeo verificado pela BBC mostra Ahmed correndo em direção ao atirador e tomando sua arma, antes de virá-la contra ele, forçando-o a recuar.
Ahmed, dono de uma frutaria e pai de dois filhos, permanece hospitalizado, onde passou por cirurgia devido aos ferimentos de bala no braço e na mão, informou sua família ao canal de TV 7News Australia.
Quinze pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no tiroteio na noite de domingo, que ocorreu enquanto mais de mil pessoas participavam de um evento para celebrar a festa judaica Hannukah em Sydney.
A polícia declarou o incidente como um ato terrorista contra a comunidade judaica.
O primo de Ahmed, Mustafa, disse ao 7News Australia no final do domingo: "Ele é um herói, 100% um herói. Ele levou dois tiros, um no braço e outro na mão."
No início desta segunda-feira (15/12), Mustafa disse: "Espero que ele fique bem. Eu o vi ontem à noite. Ele estava bem, mas estamos esperando para ver o que o médico diz."
A polícia diz que os dois atiradores envolvidos eram pai e filho, de 50 e 24 anos.
Eles confirmaram que o homem de 50 anos morreu no local, enquanto o de 24 anos permanece hospitalizado em estado crítico.
As imagens que mostram Ahmed lutando contra um dos atiradores foram amplamente compartilhadas online.
Nos vídeos, é possível ver um dos homens armados atrás de uma palmeira perto de uma pequena ponte de pedestres, apontando e atirando em direção a um alvo fora do enquadramento.
Ahmed, que estava escondido atrás de um carro estacionado, é visto saltando em direção ao agressor e o derrubando.
Ele consegue tomar a arma do atirador, o empurra para o chão e aponta a arma para ele. O agressor começa a recuar em direção à ponte.
Ahmed então abaixa a arma e levanta uma das mãos, aparentemente mostrando à polícia que ele não era um dos atiradores.
Acredita-se que ele tenha sido atingido com os dois tiros durante a luta com o atirador.
'Em direção ao perigo'
O mesmo atirador foi visto algum tempo depois na mesma ponte, pegando outra arma e atirando novamente.
O outro agressor também continuou atirando da ponte. Ainda não está claro em quem ou no que eles estavam mirando.
Em uma coletiva de imprensa no final do domingo, o primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, Chris Minns, prestou homenagem à bravura de Ahmed, que ainda não tinha sido identificado até aquele momento.
"Esse homem é um verdadeiro herói, e não tenho dúvidas de que muitas, muitas pessoas estão vivas esta noite graças à sua bravura."
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse: "Vimos australianos hoje correrem em direção ao perigo para ajudar os outros. Esses australianos são heróis, e sua bravura salvou vidas."
Falando em uma recepção de Natal na Casa Branca, o presidente dos EUA, Donald Trump, também elogiou Ahmed, dizendo que tinha "grande respeito" por ele.
"Foi uma pessoa muito, muito corajosa, na verdade, que foi e atacou frontalmente um dos atiradores e salvou muitas vidas", disse ele.
- Ataque contra evento da comunidade judaica deixa ao menos 15 mortos na Austrália
- Vídeo mostra ‘herói’ desarmando atirador na Austrália
- 'Inacreditável que famílias e crianças sejam massacradas por serem judias': os relatos do ataque na Austrália