Participamos do

Moro diz que "tudo está sob controle dentro do contexto relativamente difícil"

Moro disse que a situação conflituosa que o Estado vive, devido à paralisação de alguns policiais militares, é "temporária" e será resolvida brevemente
14:02 | Fev. 24, 2020
Autor Gabriela Feitosa
Foto do autor
Gabriela Feitosa Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Ao lado do governador Camilo Santana, o ministro da Justiça Sérgio Moro e sua comitiva interministerial realizaram entrevista coletiva para falar sobre operações da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nesta segunda, 24. Moro disse que a situação conflituosa que o Estado vive, devido à paralisação de alguns policiais militares, é "temporária" e será resolvida brevemente. "Há indicativo de aumentos de alguns crimes mais violentos, mas não é uma situação de desordem", avaliou. Segundo Moro, "tudo está sob controle dentro do contexto relativamente difícil".

> 122 pessoas foram assassinadas desde o início de motim de policiais

O governador Camilo Santana disse durante a entrevista que o Estado "sempre permitiu o diálogo" e que ninguém está acima da lei. Camilo avaliou seu governo como uma gestão que fortaleceu a política de segurança pública do Ceará, aumentando para quase R$ 495 milhões a folha de pagamento dos agentes militares. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Desde o dia 18, policiais militares do Ceará iniciaram paralisação em protesto contra plano de reestruturação salarial, incluindo bombeiros militares. Conforme Moro, presença do Governo Federal no Ceará é para tentar apaziguar situação. "É para garantir tranquilidade e segurança da população. A gente veio para serenar os ânimos", disse.

Diante do motim dos policiais militares no Ceará, o governador do Estado, Camilo Santana, formalizou ao presidente da República, Jair Bolsonaro, o pedido para uso de tropas das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Na solicitação, através do ofício nº 58/2020, Camilo argumenta que no momento "há insuficiência das forças estaduais para cumprimento regular de sua missão constitucional". Somente a Presidência da República pode confirmar a instauração de GLO, através de decreto. Foram pelo menos cinco ofícios enviados ao Palácio do Planalto e aos ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Defesa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar