Participamos do

Dois mandados de prisão cumpridos em operação que investiga fraudes no transporte de Itarema

Agentes públicos e proprietários de empresas envolvidas teriam fraudado licitações e falsificado documentos para se apropriarem da verba de transporte escolar
20:27 | Abr. 01, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Operação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e Polícia Civil, resultou no cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão. A ação integra a ''Operação Carroça'', que investiga fraudes de licitação, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa dos serviços de transporte de Itarema, entre 2013 e 2015.

Os dois presos são réus em ação penal promovida pelo MPCE e acusados pelos crimes de organização criminosa, dispensa ilegal de procedimento licitatório, fraude à licitação, peculato e lavagem de dinheiro. Os nomes dos envolvidos ainda não foram divulgados pelo órgão.

As investigações começaram após denúncias de pais de alunos relatando as péssimas condições de transportes dos estudantes. Em agosto de 2015, o MPCE desencadeou duas operações para investigar irregularidades em contratos com empresas de transporte e gráficas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na época, o órgão informou que agentes públicos e proprietários de empresas envolvidas teriam fraudado licitações e falsificado documentos para se apropriarem da verba de transporte escolar da gestão.

Agora, o MPCE aponta que os suspeitos montaram trama para “forjar versões a serem apresentadas ao Ministério Público, e posteriormente à Justiça”. Com isso, a ideia era ocultar a identificação e a participação de integrantes da organização criminosa – o que também configura crime de embaraço à investigação.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente