Participamos do

Iceberg gigantesco se forma na Antártica

08:41 | Jul. 12, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] Um iceberg de um trilhão de toneladas, um dos maiores já registrados, se desprendeu de um bloco de gelo gigantesco na Antártica, anunciaram nesta quarta-feira os cientistas da Universidade de Swansea, no Reino Unido.
"O desprendimento aconteceu entre segunda-feira e quarta-feira", afirmaram os cientistas, que monitoravam a evolução do bloco de gelo de 5.800 quilômetros quadrados (55 vezes a superfície de Paris). Com espessura de 350 metros, o iceberg, que será batizado provavelmente de "A68", não provocará um impacto no nível dos oceanos porque já flutuava sobre a água. O iceberg era parte de uma gigantesca barreira de gelo, "Larsen C", que retém geleiras capazes de elevar em 10 cm o nível dos oceanos caso acabem no Oceano Antártico, segundo os pesquisadores. Privado deste enorme bloco de gelo, Larsen C é "potencialmente menos estável", ressaltam. "Larsen C" poderia seguir o exemplo de "Larsen B", outra barreira de gelo que se desintegrou de forma espetacular em 2002. O "Larsen C" tinha, há vários anos, uma fissura enorme que se alargou nos últimos meses (apenas em dezembro aumentou 18 km). No início de julho estava unido à Antártica ao longo de somente cinco quilômetros. A formação de icebergs é um processo natural, mas o aumento da temperatura acelera o mesmo, segundo os cientistas.

 

AFP

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente