Participamos do

Jonnata Doll indica lugares relembrando sua Fortaleza underground

Músico, ator e criador de histórias cinematográficas é o quarto convidado da série "De Fortaleza, o que mais gosto" e relembra lugares da Capital que marcaram adolescência e iniciação artística. Ele divulga o álbum "Crocodilo", lançado em 2016
08:00 | Jul. 13, 2017
Autor Rubens Rodrigues
Foto do autor
Rubens Rodrigues Repórter do OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Jonnata Doll & Os Garotos Solventes saíram de Fortaleza para São Paulo há quatro anos. As memórias da cidade alencarina permanecem para Jonnata Araújo, líder da banda. A Capital foi berço da Kohbaia, banda na qual tocou antes dos Garotos Solventes, e é cenário nas histórias contadas em seu mais novo disco, "Crocodilo", lançado em novembro do ano passado. 
 
"Morei no bairro Álvaro Weyne a vida inteira. Quando comecei a ter banda, a minha forma de viver a cidade foi com intervenções, com microperformances", lembra. "Ficava com meu visual estranho, com um toca-fitas, cantando e dançando nas ruas, nos ônibus". Foi quando a Praia de Iracema se tornou um ponto de encontro para os fortalezenses, fossem eles artistas ou não. "Os eventos precisam ser nômades. Às vezes, a gente se apega mais a uma festa do que ao lugar". 
 
Vivendo em São Paulo desde 2013, a relação com Fortaleza continua firme. Seja na produção do Festival Fortaleza Cidade Marginal, seja em seus contos, na música dos Garotos Solventes, ou no cinema. Em 2013, esteve no documentário experimental "Aquele Cara", que acompanha os dias de Jonnata Doll antes de deixar Fortaleza. Ano passado, estreou na direção do longa "Planeta Escarlate". Agora, o artista de 34 anos desenvolve projeto sobre a Marcha da Maconha, inspirada em um de seus contos.
 
 
 
Com Os Garotos Solventes, Jonnata Doll tem seis shows agendados no Sul e no Sudeste do País. Mas a vontade, conta, é tocar em Fortaleza sempre que possível. "Vejo que os artistas que conseguem rodar o País são de bandas com formato reduzido, e nós somos em cinco", aponta. "É uma luta, nunca foi fácil e eu nunca esperei que seria".
 
Trajeto de Jonnata Doll 

1. Bar do Gato Preto (rua Instituto do Ceará, 7 - Benfica)

"É um bar lá no Benfica onde rola discotecagem. As coisas são engraçadas, né? Não precisa de um motivo especifico para que uma cena aconteça e torno de algum lugar. O Gato Preto é um lugar comum, mas tem uma galera do meio artístico que se apropriou do lugar. Você vai lá e escuta um som diferente". 

[SAIBAMAIS]2. Casarão do Benfica (av. Carapinima, 1884 - Benfica)

"É um lugar que tem liberdade para fazer várias festas, show de rap, música eletronica. É um lugar onde a cena se movimenta e tem um clima muito legal, pelo menos nos eventos que eu fui. Parece uma cena que Fortaleza já teve e agora não tem mais. É lá também que acontece o Festival Fortaleza Cidade Marginal, que produzo junto com o André Moura Lopes".

3. Canteiro Independente (cruzamento das avenidas Leste Oeste e Dr. Theberge) 

"É um canteiro de rua na perifa de Fortaleza, ali na entrada do Pirambu. O Edson (Van Gohg, guitarrista da banda Jonnata Doll & Os Garotosa Solventes) criou uma festa lá e a gente fez um show muito bom que foi até registrado pelo Canal Brasil. Várias bandas tocaram lá, como Intuición e The Model. Lá aconteceram várias coisas que eu canto nas minhas músicas. É um lugar independente que a galera faz a coisa acontecer por conta própria periodicamente, no estilo do your self. Tem um espaço com grama, e a galera monta o som lá. Muitos lugares que eu frequentava não eram abertos dessa forma, como o Gato Preto. Mas esses festas não se prendem ao Canteiro Independente. Às vezes (o Canteiro Independente) pode ser outro lugar". 

4. Praia dos Crush e Espigão (orla da Praia de Iracema)

"É um lugar mais subjetivo. É apenas um lugar que as pessoas gostam de ir, e essas são as pessoas que frequentavam as mesmas festas nesses outros lugares. Sempre fui (à Praia de Iracema) desde adolescente, sempre andei lá com meus amigos. Tem um filme que fiz lá com o Dellani (Lima) chamado 'Aquele Cara'. É um lugar incrível que, quando chega o fim de tarde, você percebe que é realmente muito frequentado pela galera de Fortaleza".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente