Participamos do

Com 21ºC, Fortaleza registra a menor temperatura do ano

Entre junho e agosto, o calor característico do Ceará tende a aliviar, segundo a Funceme
20:12 | Jul. 04, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO2] 

Fortaleza tem registrado temperaturas mais amenas durante as madrugadas e o início das manhãs, desde o início de julho. Nesta terça-feira, 4, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou 21,9ºC na Capital, entre 6h e 7h, sendo a menor temperatura do ano na Cidade.
[SAIBAMAIS]

Conforme a Funceme, as temperaturas mais amenas são por causa do início do inverno no Hemisfério Sul. Em vários estados brasileiros, a população se prepara para a estação do ano cuja principal característica é a queda nas temperaturas. Em algumas cidades do País é possível nevar. Porém, no Ceará, devido à proximidade com a Linha do Equador, os efeitos são pouco perceptíveis, pois a variação nos termômetros é discreta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entre junho e agosto, segundo a Funceme, o calor característico do Ceará tende a aliviar. Com máximas que ficam em torno dos 30ºC durante o dia, nas noites e nas madrugadas do inverno, as mínimas deixam o tempo mais agradável.

Em Fortaleza, o termômetro pode ficar próximo dos 22°C nesta época do ano, enquanto as mínimas em dezembro, por exemplo, são de 24°C. No Interior, a queda também é discreta, mas os termômetros podem marcar menos de 20°C. Em Barbalha, as mínimas no inverno chegam aos 19°C; em Guaramiranga, 16°C.

Outro fator que pode ser destacado é a sensação térmica. Nessa época do ano os ventos começam a se intensificar até chegar ao mês de setembro, quando as médias de velocidade são maiores e as rajadas são mais fortes. As temperaturas um pouco mais baixas e o vento ficando mais forte resultam numa sensação térmica de mais frio, explicam os meteorologistas da Funceme.
[FOTO1]

A Funceme explica que a estação mais fria do ano é iniciada no Hemisfério Sul quando ocorre o alinhamento do sol com o Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte. Ou seja, é a época do ano que o sol está mais longe do Ceará, o que explica as temperaturas mais baixas. Isso acontece na América do Sul, Oceania e Sul da África. Ao mesmo tempo, o sol mais próximo da metade norte da Terra, caracterizando o Verão na Europa, Ásia, Norte da África e Américas do Norte e Central.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente