Participamos do

Ceará confirma mais dez mortes por chikungunya em uma semana

Agora o Estado possui 43 mortes devido à doença transmitida pelo Aedes aegypti, desde o início de 2017
19:03 | Jun. 30, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

O Ceará teve a confirmação de dez novos óbitos por chikungunya em uma semana, conforme os dados do boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde (Sesa) divulgados nesta sexta-feira, 30. Agora o Estado possui 43 mortes devido à doença transmitida pelo Aedes aegypti, desde o início de 2017. Os números de casos confirmados contabilizados neste ano, 44.644, já ultrapassaram as confirmações obtidas em todo o ano passado.
[SAIBAMAIS]

A maioria dos óbitos por chikungunya é do sexo masculino, com a confirmação de 24 até o momento. As idades das vítimas variam entre dez dias e 94 anos. Somente em Fortaleza, morreram 33 pessoas. As demais mortes ocorreram nos seguintes municípios: Acopiara (1), Beberibe (2), Caucaia (3) Maranguape (1), Morada Nova (1), Pacajus (1) e Senador Pompeu (1).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com a Sesa, dos casos confirmados, 29.997 (67,2%) concentraram-se nas faixas etárias entre 20 e 59 anos, e o sexo feminino foi predominante em todas as faixas etárias à exceção dos menores de 14 anos. Atualmente, 177 dos 184 municípios cearenses registraram notificações de casos suspeitos da doença, enquanto 136 confirmaram casos. A Secretaria contabiliza 98 municípios com alta incidência de casos notificados por chikungunya.

Dengue
Em mais uma semana, a dengue não apresentou mudança no quadro de óbitos. No Ceará, foram registradas oito mortes até o momento em 2017, destas cinco são do sexo feminino. Conforme o boletim, as vítimas tinham entre 2 e 84 anos e eram residentes nos municípios de Fortaleza (4), Itapajé (1), Maracanaú (1), Paracuru (1) e Tabuleiro do Norte (1).

Foram confirmados ainda 72 casos de dengue com sinais de alarme (DCSA) ocorridos nos municípios de Abaiara, Alto Santo, Aracati, Brejo Santo, Caucaia, Chorozinho, Crato, Fortaleza, Guaiúba, Paracuru, Piquet Carneiro, Russas e Tabuleiro do Norte.

Desde o início do ano, foram confirmados 13.671 casos em 138 municípios. Os casos confirmados estão distribuídos em todas as faixas etárias, mostrando uma concentração de 64,3% dos casos nas idades entre 15 e 49 anos, e o sexo feminino correspondendo a mais de 55% dos registros. O boletim aponta que oito municípios apresentam alta incidência da doença: Alto Santo, Brejo Santo, Farias Brito, Iracema, Tabuleiro do Norte, Milagres, Fortaleza e Jaguaribara.

Zika

A doença possui 402 casos confirmados no Ceará, neste ano, de 2.523 notificações de casos suspeitos. Dos casos notificados, há concentração de 77,2% na faixa etária de 15 a 49 anos, sendo sexo feminino predominante.

Do total de casos notificados, 891 foram em gestantes, sendo 38 confirmadas por critério laboratorial. Quanto ao período gestacional na fase aguda da doença, 18 das gestantes confirmadas laboratorialmente estavam no segundo trimestre de gestação, sete no primeiro trimestre e 13 no terceiro. Os municípios do Estado que confirmaram casos em gestantes foram: Brejo Santo, Caucaia, Icó, Independência, Fortaleza, Maracanaú, Horizonte, Crateús, Uruoca e Juazeiro do Norte.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente