Participamos do

Travesti é espancada na avenida José Bastos

A vítima foi reconhecida no IJF pela família na terça-feira, 14, três dias após sair de casa para uma festa. Ela perdeu massa encefálica e teve traumatismo craniano. O caso está sendo acompanhado pelo Centro de Referência LGBT, e ainda não há informações sobre os suspeitos
17:19 | Fev. 17, 2017
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma travesti foi espancada na avenida José Bastos, na madrugada do último domingo, 12, após voltar de uma festa de Pré-Carnaval, de acordo com relatos de familiares. A vítima, Hérica Izidório, 24, deu entrada no Instituto Doutor José Frota (IJF) e foi reconhecida pela irmã na última terça-feira, 14. Ela teve lesões na cabeça e no rosto e seu estado de saúde é grave.

Hérica saiu com amigos para uma festa no bairro Jardim América, ainda no sábado, 11, de acordo com a irmã, Patrícia Castro de Oliveira, 33. Na terça-feira,14, ela ainda não havia retornado. "A gente sentiu falta porque percebemos que ela não tinha levado a bolsinha de maquiagens. Pensamos logo que tinha acontecido alguma coisa", narra.

A irmã e a mãe de Hérica buscaram informações na região, mas não conseguiram nenhum detalhe preciso sobre as agressões. "Tem um bar na esquina e um rapaz, muito debochado, disse que uma travesti apanhou 'até dizer chega'. Eu respondi que era minha irmã e ele não sabia o que era a dor da família", relata. O caso está sendo acompanhado pela Coordenadoria de Políticas para Diversidade Sexual, por meio do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Recebemos a denúncia há dois dias e começamos uma busca ativa pela família para que a denúncia pudesse ser registrada", explica o coordenador do Centro de Referencia LGBT, Tel Cândido.

Segundo Patrícia, ela tentou registrar um Boletim de Ocorrência em uma delegacia da área ainda na quarta-feira, 12. "Fizeram muitas perguntas e eu fui logo embora (sem conseguir fazer o registro). Hoje, a gente foi muito bem tratada, apenas abriram o BO sem perguntar muito", diz.

A família teme as sequelas deixadas pelo espancamento, ainda conforme Patrícia. "Minha mãe está desorientada porque se ela se recuperar vai ser uma criança, perdeu massa encefálica e teve traumatismo craniano. A orelha parece que foi cortada, está cheia de pontos. Não tem nenhuma outra motivação para isso além do fato dela ser travesti, então a gente só queria justiça ", afirma.

Ativista dos Direitos Humanos, Helena Vieira soube do caso por meio das redes sociais e cobra investigação para a agressão. "Deve ter alguma câmera na José Bastos, seja de comércio ou para velocidade de carros. Queremos descobrir o que aconteceu com a Hérica", frisa.

No último dia 31 de janeiro, foi registrado o primeiro assassinato de transexual no Ceará em 2017. Em 2016, 343 pessoas da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) foram assassinadas no Brasil, de acordo com o levantamento do Grupo Gay da Bahia (GGB).

No Ceará, foram 15 assassinatos de pessoas LGBTs no ano passado, ainda conforme os dados do GGB. A Secretaria de Direitos Humanos recebeu 33 denúncias de violência contra LGBTs no Ceará, por meio do disque denúncia, no ano de 2016.

O POVO Online procurou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), mas ainda não obteve resposta.

O IJF informou que Hérica deu entrada na unidade no domingo, 12, e está internada na unidade de neurocirurgia.

LGBTfobia
Os números de assassinatos de travestis provavelmente são maiores que os oficiais porque podem cair nas estatísticas de homicídios comuns. O que é um problema, levando em conta que a LGBTfobia ainda não foi criminalizada, como explica a advogada do Centro de Referência LGBT, Roberta Lima. "É um crime de ódio, motivado pela aparência ou orientação sexual. Fazemos questão de colocar a motivação", diz ela.

A advogada acompanha os familiares de Hérica e solicita a investigação do caso. "Nós queremos provas para fundamentar e dar início ao inquérito. A dificuldade é conseguir testemunhas, até agora ninguém quis falar", informa.

Em 2015, o Centro de Referência LBGT fez 1889 atendimentos, sendo que 41% foram realizados com famílias e indivíduos LGBT. Ao todo, foram 165 atendimentos para LGBTs que sofreram violência ou violação de Direitos Humanos. O levantamento do Centro aponta que a maioria desses atendimentos (39%) correspondem a violência psicológica/simbólica, seguida de violência doméstica (20%) e moral (14%).

[FOTO1] 

"Hoje o Brasil não tem nenhum instrumento que faça a devida relação desse tipo de violência que a população LGBT sofre. As travestis são muito expostas por conta do contexto de vulnerabilidade, a gente não precisa colocar que somos travestis, nosso corpo já representa isso", analisa a assessora técnica da Coordenadoria de Políticas para Diversidade Sexual, Dediane Souza.

A luta pela igualdade de direitos da comunidade LGBT passa pela execução de políticas públicas e reconhecimento dos crimes de intolerância. "A população precisa denunciar porque essa violência é exclusivamente de orientação sexual e identidade de gênero. O Estado tem uma dívida histórica com a população LGBT, precisamos mudar os métodos de tratar essa violência", completa Dediane.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente