Participamos do

Projeto de jiu jitsu e judô é lançado na comunidade Pau Fininho

O projeto Arte Suave existe desde 2015 na comunidade do Campo do América, no Meireles, e ganha expansão nos bairros Papicu e Presidente Kennedy
23:09 | Fev. 21, 2017
Autor Lucas Braga
Foto do autor
Lucas Braga Repórter do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

“A gente pode ter um futuro melhor”, afirma convicto Nicolas dos Santos, 10, que pratica jiu jitsu desde o início do projeto Arte Suave, no Campo do América. Após um ano e meio de prática, foi campeão de uma competição local na categoria peso pluma. O garoto é um dos beneficiados pela iniciativa da Polícia Militar em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) e os shoppings RioMar. Ontem, a expansão do projeto nos bairros Papicu e Presidente Kennedy foi lançada na comunidade Pau Fininho.

No evento de lançamento, ocorrido na sede da 4ª companhia do 8º Batalhão da PM, estiveram autoridades da PM e representantes do IJCPM. Professores e alunos do projeto no Campo do América, vencedores de competições de diversos níveis, apresentaram números de artes marciais. Novos alunos tiveram ainda o primeiro dia de aula.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ana Cristina Mesquita, moradora da comunidade do Pau Fininho há 24 anos, avalia que a ação é mais uma ferramenta para diminuir a violência no local. “Antes tinha muita morte, muito assalto, briga de gangues. Minha filha mesmo foi vítima de bala perdida. Agora, está mais calmo, melhorou”. Ela é avó de Kauã, 8, que já começou as aulas de jiu jitsu no lançamento do projeto. “Espero que o esporte trabalhe a mente, ajude no desempenho na escola e faça ele esquecer um pouco o videogame”, conta.

[FOTO2]

Ao todo, foram abertas 90 vagas para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos em aulas gratuitas de judô e jiu-jítsu. Patrícia Alves, mãe de José Gabriel, 12, e Gabriela, 8, diz que as oportunidades não tiveram “tanta divulgação na comunidade”, mas logo buscou garantir a inscrição dos dois filhos. “A criança fica ociosa depois da escola e o projeto vem para ocupar a mente, disciplinar e tirar da internet”, comemorou. As aulas, ministradas por policiais militares, acontecerão diariamente na sede da 4ª companhia do 8º Batalhão da PM. Já no bairro Presidente Kennedy, as atividades, sediadas na Associação Sorriso da Criança, começam no dia 7 de março.

O objetivo do projeto é prevenir a violência e o envolvimento de jovens com as drogas, em comunidades carentes. Segundo o coordenador do Arte Suave, tenente Holanda, a mudança na rotina das crianças e adolescentes atendidos tem início com o ensino dos valores por meio do esporte. “O aprendizado tem início com os princípios, a disciplina e o respeito repassados de forma lúdica nas aulas”. Ele explicou ainda que as comunidades foram selecionadas de acordo com a área de atuação do IJCPM, mas a intenção é “expandir o Arte Suave para outras comunidades na Capital”.

Para Edgard Cruz, coordenador do IJCPM, o projeto “estreita a relação com a comunidade do entorno” dos shoppings RioMar Papicu e RioMar Kennedy. Na parceria para o Arte Suave, o instituto foi responsável pelo investimento em estrutura e material para as aulas. “O projeto mostra que a Polícia é parceira da comunidade, contribui com o desenvolvimento e dá perspectiva a essas crianças”, reforçou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente