Participamos do

Funceme prevê chuvas na média neste ano, mas situação hídrica ainda preocupa

O prognóstico foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 18, no Palácio da Abolição. A probabilidade de ocorrência de chuvas na média é de 40%
10:10 | Jan. 18, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Após cinco anos de seca, o Ceará deverá apresentar chuvas dentro da média histórica na quadra chuvosa deste ano. A previsão foi apresentada na manhã desta quarta-feira, 18, pelo presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio, em coletiva de imprensa no Palácio da Abolição.
 
De acordo com ele, a probabilidade de ocorrências para os meses de Fevereiro, Março e Abril é de normalidade. Os gráficos apresentados pelo gestor apontam 40% de chuvas na média, 30% de ocorrências acima da média e 30% abaixo da média. A tendênica ainda é que haja mais chuvas na região Noroeste, onde Eduardo classificou a probabilidade como “ligeiramente acima da média”.
 
[VIDEO1] 
 
Mesmo diante da previsão de aumento na ocorrência de chuvas, o presidente se mostrou preocupado diante do nível dos reservatórios. Ele aponta que é baixa a probabilidade de ocorrências nas regiões onde se localizam os maiores açudes.
 
"Nos coloca uma preocupação porque é a região com os principais reservatórios. Em anos normais, são 50% de chances de escoamento significativo. Neste ano, tem 55% de chances de nao haver. Esta é uma informação importante que tem que ser levada em consideração", comenta, e alerta: "precisamos manter foco na transposição".
 
Redação O POVO Online com informações de Ana Rute Ramires e Luana Severo. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente