Participamos do

Estudante tira maior nota do Brasil na prova de matemática do Enem

Lucas Maia dá dicas para ter um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio
13:50 | Jan. 20, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Atualizada às 20h31min desta sexta-feira, 20.

Atingir a maior pontuação em uma das áreas de conhecimento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um verdadeiro desafio. O motivo deve-se ao curto período de tempo disponibilizado para resolver as questões. Os candidatos têm de estar bem atentos e ágeis durante as quatro ou cinco horas de prova. Lucas Maia, 18, alcançou essa conquista. Ele tirou a maior pontuação do Brasil (991,5) na prova de matemática do Enem.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

 

Para atingir essa nota, o estudante e bolsista do colégio Farias Brito buscava fazer uma leitura mais concentrada e resolver o maior número de questões  de diversas maneiras nos seus momentos de estudo. Em entrevista ao O POVO Online, Lucas explica que essas estratégias são essências para quem deseja ter um bom desempenho no Enem.

 

%2bLeia Mais: Cearenses que tiraram nota mil na redação do Enem trocaram lazer por estudo

 

“Algumas questões ocupam muito tempo. Procurava ler somente uma vez e marcar o que é mais importante. Quando tava lendo, já tinha estratégia para a questão, pois fazia vários exercícios antes de fazer a prova”, conta Lucas ao O POVO Online o seu método de estudo. Desse modo, o candidato pôde administrar melhor o seu tempo. “Ler mais de uma vez uma questão poder ser uma perda de tempo”, acrescenta.

 

 

A decisão de pensar nessa estratégia partiu de alguns erros que o estudante cometeu em outras edições do exame. Ele conta que havia perdido uma questão de matemática por ter lido “100 milhões” ao invés de “100 milhões de toneladas”. A falta de atenção resultou na diminuição da sua nota. “Os textos são muitos grandes para cansar você. É preciso ler com mais atenção”, explica.   

 

 

Aprovado no ITA
Além de ter tirado 991,5 na prova de matemática do Enem, Lucas também foi aprovado no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Entrar na instituição era o seu objetivo na época do colégio e do cursinho pré-vestibular. “As oportunidades são maiores no ITA. Lá, eu posso ser engenheiro, trabalhar com gestão de empresas ou até mesmo dar consultorias”, diz o que lhe motivou a fazer o vestibular.

 


Mas para ser aprovado, foi preciso muitas horas de estudo. Lucas estudava mais de 12 horas por dia. Começava às 7h30min, dava uma pausa no horário do almoço. Logo em seguida, ia para aula às 13h30min e retornava para casa às 22 horas. Durante os fins de semana, essa carga horária diminuía para 10 horas de estudo.

 

 

Por estar na adolescência, Lucas teve que conciliar as horas de estudo com os momentos de lazer. Nos fins semana, por exemplo, priorizava os livros e somente à noite buscava sair com os amigos.  “Como os meus amigos também estavam na mesma situação, não foi tão difícil conciliar. A gente tinha momento juntos de lazer”, afirma. Hoje, ele desfruta do investimento realizado nos últimos anos.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente