Participamos do

Ceará amanhece com chuva nesta quinta-feira; Crateús registra 75 mm

Fortaleza teve 8.8 mm, e a previsão é de nebulosidade variável com chuvas durante toda a manhã. Prognóstico para a quadra chuvosa foi divulgado ontem
08:00 | Jan. 19, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Choveu em 30* municípios cearenses entre as 7 horas de quarta-feira, 18, e as 7 horas desta quinta-feira, 19, de acordo com os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O maior índice foi registrado em Crateús, que anotou 75 mm no posto Monte Nebo.

A capital cearense, de acordo com o registro da Funceme, teve índice de 8.8 mm. A previsão é de nebulosidade variável com chuvas durante toda a manhã. Ao longo do dia, o céu deve ficar parcialmente nublado em Fortaleza.

Em todo o Estado, a previsão é de chuva nesta quinta-feira, 19. Para os próximos dois dias, também há previsão de nebulosidade variável com possibilidade de chuva.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além de Crateús, os municípios com os maiores volumes de chuva foram: Viçosa do Ceará (45 mm), São Gonçalo do Amarante (32 mm), Granja (25 mm), Caririaçu (25 mm), Trairia (20 mm), Caucaia (18 mm) e Acaraú (15 mm).

[SAIBAMAIS]As chuvas são ocasionadas pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que provoca linhas de instabilidade em todos os municípios cearenses. Em paralelo, colabora para a formação das precipitações o chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que atua no Litoral Leste do Nordeste e favorece a chuva em regiões mais centrais do Ceará.

Quadra chuvosa
A Funceme aponta que há 40% de chance de chover dentro da normalidade no Estado. O prognóstico, divulgado nessa quarta-feira, 18, aponta que a probabilidade de chover acima da média histórica (607,5 milímetros) é de 30%. As chances de precipitações abaixo da média também são de 30%.

 

* Registro até às 8 horas, mas os dados são atualizados ao longo do dia.

 

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente