Participamos do

Servidores aposentados desocupam prédio do Detran

Atividades retornam ao normal e provas práticas para CNH voltam a ocorrer em prédio. A ocupação ocorreu durante 11 dias
19:37 | Dez. 02, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Após 11 dias acampando no prédio do Departamento Estadual de Trânsito, na Maraponga, servidores aposentados do Órgão decidiram desocupar o prédio nesta sexta-feira, 2. No local, são realizados os exames para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante a ocupação, os testes de prática de direção estavam sendo realizados fora das instalações da autarquia. Com a saída dos profissionais, o departamento informou que as atividades serão retomadas. 


De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado (Sindetran), cerca de 250 profissionais se revezavam para ocupar o prédio. O grupo reivindica a regularização da gratificação de produtividade dos aposentados, sustentada na lei nº15.247 de dezembro de 2012. Em matéria publicada hoje no O POVO o Sindetran explicou que a lei determina que a gratificação passe de 100% do salário-base para 165%. “Porém, só os servidores ativos receberam isso. Os inativos não”, informou a presidente do Sindetran, Eliene Uchôa. 


O Povo Online tentou entrar em contato com o Sindicato para obter informações sobre a saída dos profissionais do prédio do órgãos, mas as ligações não foram atendidas. Por meio de nota, assessoria do Detran informou que “não possui nenhum poder para interferir na folha dos aposentados” e que está sempre a disposição para discutir e ajudar nos encaminhamentos necessários. 


Em relação aos testes, o órgão disse em nota que o processo de obtenção da CNH para conseguir não pode ser prejudicado. “O Detran tem o dever de adotar todos os esforços e providências para garantir o regular exercício de suas funções públicas, ao passo em que permanece aberto para discussão
democrática e respeitosa das pautas atinentes ao servidores, aposentados ou não”, afirmaram. 






Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente