Participamos do

Fortaleza registra sete assaltos a ônibus por dia e violência é tema de seminário

Todos os dias, sete assaltos aocntecem em coletivos da Capital. A violência ainda é desafio na utilização do transporte público e é tema de seminário do Sindiônibus
17:50 | Nov. 16, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Entrave que ainda se apresenta para a utilização de transporte coletivo público, a violência ainda atinge passageiros, motoristas e cobradores de pelo menos sete ônibus por dia em Fortaleza, vítimas de assaltos. Divulgado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), o número de assaltos a ônibus na Capital tem crescido a partir 2012, mas conforme o presidente Dimas Barreira, vem se estabilizando em desde 2015. O desafio da segurança nos transportes coletivos será o tema do II Seminário Sindiônibus de Transporte Coletivo, que ocorre nesta quinta-feira, 17, no auditório da Faculdade Farias Brito, na Aldeota.

“Por mais que os assaltos não terminem com uma violência (lesões corporais), não se pode banalizar, poque são crimes que expõem passageiros a um risco tremendo. Num lugar confinado qualquer reação pode ter consequências dramáticas. De 2004 até 2011, nós tivemos melhoras significativas, chegamos ao patamar de ter em média menos de um assalto por dia. Quando em 2012, começou a aumentar, vimos acender uma luz amarela”, conta o presidente do Sindiônibus.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ações já são empreendidas como formas de tentar reduzir os números dessa violência - como cofres nos coletivos, eliminação do vale-transporte de papel, rastreamento, câmeras de segurança e parceria com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) em que funcionário acompanha o monitoramento.

Reduzir a disponibilidade de dinheiro dentro dos ônibus foi medida que funcionou por algum tempo, mas Dimas analisa que, com a crescente do tráfico de drogas, “mesmo os R$ 40 do troco que ainda ficam voltam a ser atraentes”. Durante o seminário, o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul ministrará a palestra “Bilhetagem eletrônica contra a violência”, como parte da temática central do evento: “A lição de Campo Grande (MS): o fim dos assaltos a coletivos”.

Os bilhetes eletrônicos, adotados em Campo Grande, já são realidade em 50% das viagens feitas em Fortaleza e, conforme Dimas, é uma tendência que pode sim, futuramente, se apresentar como a única opção ao pagamento das passagens, diminuindo, ainda mais, o volume de dinheiro em espécie transportado. “Vamos aprender com o exemplo para buscar melhorias nessas condições de mobilidade urbana. Lá eles conseguiram reduzir os assaltos a níveis estatisticamente insignificantes”.

Comemoração

O evento também acontece em comemoração aos 65 anos do Sindiônibus, e recontará um pouco da história do órgão, além de apresentar avanços e práticas de sucesso locais e de outras regiões. Dimas Barreira, que irá ministrar a palestra “Compartilhar é o Caminho”.

Serviço

Seminário “A lição de Campo Grande (MS): o fim dos assaltos a coletivos”

Quando: quinta-feira, 17, de 13h30 às 17h30

Onde: Teatro Nadir Papi Saboya, da Faculdade Farias Brito (rua 8 de Setembro, 1330 – Aldeota)

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente