Participamos do

Sem reajuste desde 2014, servidores do Dragão do Mar podem paralisar atividades

Servidores do Instituto Dragão do Mar devem anunciar novas manifestações no próximo dia 27, caso o reajuste não seja realizado até o dia anterior. Dentre as mobilizações, há a possibilidade de paralisação
19:25 | Out. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Funcionários do Instituto Dragão do Mar protestam, nesta sexta-feira, 21, por falta de repasse do reajuste salarial. O último reajuste repassado foi em 2013. Nos últimos meses, funcionários e representantes do Instituto, da Federação dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace) e do Governo do Estado do Ceará se reúnem para discutir o pagamento atrasado há, pelo menos, dois anos.

A Secretaria da Cultura do Estado (Secult) se comprometeu a repassar apenas o reajuste de 7%, referente a 2014, no último dia 20, mas o dinheiro não caiu na conta dos funcionários. O POVO Online apurou que a expectativa da categoria é receber o atrasado até o fim deste mês, enquanto os valores referentes aos anos de 2015 e 2016 só devem ser repassado em 2017. Ato desta sexta começou por volta das 18 horas. Na mobilização, funcionários prepararam cartazes perguntando pelos salários.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Superintendente do Centro Cultural Bom Jardim há 18 anos, Diana Pinheiro afirma que, até então, esse tipo de atraso nunca havia ococrrido. "Nossa ação é justamente para dizer que estamos decididos a receber esse reajuste que nós temos direito", afirma. Ela afirma que existe uma comissão formada por um funcionário de cada um dos cinco equipamentos culturais geridos pelo Instituto para acompanhar o processo. "O Dragão do Mar precisa reivindicar melhoras", diz.

Além do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Centro Cultural Bom Jardim, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, o Porto Iracema das Artes e o Cineteatro São Luiz Fortaleza são geridos pelo Instituto - organização social vinculada à Secult.

A assessoria da Fetrace afirma que a Federação está "em processo de pressão" desde agosto último e que outras Organizações Sociais (OS), como o Centro de Vocação Tecnológica (CVT), também estão com reajustes pendentes. Segundo a Fetrace, o Governo reconheceu a dívida desde o primeiro momento, entretanto nas primeiras reuniões ocorreram dificuldades "porque eles não davam nenhum indicativo".

A primeira reunião para tratar do assunto ocorreu no último dia 31 de agosto. De lá pra cá, outros três encontros foram realizados. Para facilitar a participação dos trabalhadores, as reuniões acontecem no próprio Dragão do Mar.

Se o reajuste não for pago até a próxima quarta-feira, 26, a categoria deve se reunir novamente na quinta, 27, e decidir por novas mobilizações. Há ainda a possibilidade de paralisações dos servidores.

Em nota, a Secult afirma que foi realizada uma assembleia inerente ao processo de negociação da dívida trabalhista do Governo com os servidores do Instituto Dragão do Mar nesta quinta para informar o "atual status" do pagamento da Convenção Coletiva.

"A negociação caminha positivamente, a medida que, há aproximadamente 20 dias, o Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar, apresentou uma proposta em que será efetuado o pagamento do passivo da convenção coletiva do ano de 2014, bem como o salário referente à outubro já com o reajuste acordado nessa convenção", diz o texto enviado por e-mail.

A pasta não deu mais informações sobre a proposta e afirma que o processo para pagamento da Convenção coletiva encontra-se na fase de empenho e posterior pagamento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente