Participamos do

Testes do VLT começam nesta terça-feira

A operação experimental prevê quatro viagens entre as estações Montese e Borges de Melo, sem passageiros. Agentes da AMC devem auxiliar os testes durante a passagem de nível.
19:31 | Set. 26, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A operação experimental do ramal Parangaba-Mucuripe do  Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) será iniciada nesta terça-feira. O trem vai circular, sem passageiros, entre as estações Montese e Borges de Melo, no trecho 2 da obra, sob a responsabilidade da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). A operação e o balanço sobre as obras do VLT serão divulgadas pelo Governo do Estado ainda nesta terça-feira.

O serviço constava no pacote de obras previstas para a Copa do Mundo de 2014, mas as obras não chegaram a ficar prontas no tempo planejado. Em maio de 2014, a implantação foi paralisada por “dificuldades contratuais” entre o consórcio CPE-VLT e a Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra). Em 2015, foi firmado um novo contrato, segundo a pasta, e a obra foi retomada.

Os testes serão realizados de segunda a sexta-feira, das 10h às 11 horas, com previsão inicial de quatro viagens por dia. Durante a passagem do trem, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) devem atuar para garantir a segurança dos testes, em conjunto com técnicos do Centro de Controle Operacional (CCO) da Metrofor. A operação afetará as ruas 13 de abril, Almirante Rufino, Luciano Carneiro e Equador.

O percurso previsto para a operação experimental tem 3,6 km de extensão, equivalente a 70% do trecho 2 do VLT, que abrange as estações da Parangaba, Montese, Vila União e Borges de Melo. A previsão é de que, quando concluído, o VLT tenha 13,4 km  ligando a Parangaba ao Mucuripe.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente