Participamos do

Docentes, alunos e servidores promovem paralisação na UFC

O movimento segue convocatória nacional e discute projetos de leis, portaria e emendas constitucionais que implicam em mudanças de investimento na educação. A paralisação acontece durante toda próxima quinta-feira, 29
16:30 | Set. 27, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Para discutir a conjuntura nacional no que concerne às pautas sobre educação, está sendo organizada para a próxima quinta-feira, 29, uma paralisação dos docentes, alunos e servidores da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Com participação do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufc), a paralisação já é a segunda somente nesse mês de setembro e segue uma convocatória nacional - a primeira aconteceu na última quinta-feira, 22.

Por meio de assessoria, a Adufc, no entanto, descarta por ora a possibilidade de greve da categorias. “Seria necessário que houvesse primeiro um plebiscito que aprovasse esse indicativo de greve, e, por enquanto, ele ainda não foi colocado em pauta”, informa a assessoria. A paralisação será marcada por dois momentos, com assembleias de cada categoria pela manhã e uma plenária da comunidade universitária, que acontece no Campus do Pici, no Pátio das Mangueiras, a partir das 14h30.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em pauta, o Projeto de Emenda Constitucional nº 241/16 (PEC 241) - que limita gastos públicos e reajustes colocando como teto a inflação do período -, o Projeto de Lei Complementar n° 257/16 (PLC 257) - que dispõe sobre a renegociação das dívidas dos Estados e do Distrito Federal, que aguarda apreciação do Senado Federal -, ambas propostas pelo Poder Executivo.

Além disso, o recém anunciado Novo Ensino Médio e questões locais como a Portaria 3131, assinada pelo reitor Henry de Holanda Campos, sobre a autorização de uso dos espaços da UFC por instituições públicas e privadas, também serão alvo dos debates.

Redação O POVO Online 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente