Participamos do

Dia Nacional Do Surdo: Língua de Sinais na Infância

O POVO Online esclarece aos pais a importância da inclusão através da Libras
21:12 | Set. 26, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] O dia 26 de setembro foi instituído o Dia Nacional Do Surdo. A data que destaca a luta pelos direitos linguísticos e culturais foi escolhida baseada na instauração da Língua dos Sinais no Brasil pela primeira Escola de Surdos da Cidade do Rio de Janeiro, em 1857, chamada atualmente de Instituto Nacional de Surdos (Ines).

[SAIBAMAIS] A Língua de Sinais Brasileira (Libras) surgiu neste perído, com o professor surdo, Hernest Huet, que veio da França para lecionar crianças surdas do País através da Língua Francesa de Sinais, que corroborou na construção da Libras.

Diretora no Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES) há 15 anos, a professora Francisca Carla Alves dos Santos explica ao O POVO Online que o processo de aprendizagem de uma criança surda é natural.

“Assim como nós ouvintes temos o português desde o nascimento, os surdos têm a Língua dos Sinais”. Carla ressalta a importância do contato com esta comunicação para os pais ouvintes, já que a assimilação acontece rapidamente em famílias com pais surdos, por isso, é fundamental que os pais também se comuniquem através da língua, para estabelecer a comunicação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em Fortaleza, o ICES atende cerca de 320 alunos que estudam, além das disciplinas tradicionais, a Língua de Sinais. Carla aponta que a decisão da escolha por este conhecimento é do núcleo familiar, mas recomenda a criança surda estude em uma escola bilingue, pois a convivência com outros alunos avançados na língua ajuda na aprendizagem.

Em Fortaleza, nas redes gratuitas de ensino existem as escolas bilíngues: Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES) e a Escola Francisco Suderland Bastos Mota, no bairro itaperi.

Assista ao vídeo em que um bebê se comunica com os pais através da Língua de Sinais:

[VIDEO1]

Serviço

Escolas Bilíngues

Instituto Cearense de Educação de Surdos - ICES
Endereço: Av. Rui Barbosa, 1970, na Aldeot

Telefone: (85) 3101-1391

Escola Francisco Suderland Bastos Mota
Endereço: avenida Bernardo Manuel, 9970 A, Itaperi

Instituto Filippo Smaldone  
Endereço: R. Adolfo Siqueira, 273, no Joaquim Távora, Fortaleza

Telefone: (85) 3221-3993

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente