Participamos do

Árvores plantadas em grandes avenidas não crescem

Nas avenidas Dioguinho e Dr. Aldy Mentor, as mudas plantadas este semestre não se adaptam às condições climáticas e deverão ser substituídas. Na Engenheiro Santana Júnior, algumas mudas sofreram ação de vandalismo e outras estão em adaptação
16:43 | Set. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
Os canteiros centrais de grandes avenidas de Fortaleza colecionam mudas de árvores que pararam de crescer. Onde deveria haver árvore e sombra, existem apenas gravetos. Nas avenidas Dioguinho e Dr. Aldy Mentor, mudas foram plantadas no primeiro semestre deste ano e, na Engenheiro Santana Júnior (próximo ao túnel Deputado Wellington Landim), o plantio aconteceu na última sexta-feira, 16.

De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), nas duas primeiras avenidas citadas, algumas árvores não se adaptaram às condições da região e serão substituídas após o período de estresse hídrico, registrado neste segundo semestre. O órgão garante que a irrigação das plantas acontece três vezes por semana, sem custo, através de carro-pipa.
 
Na Engenheiro Santana Júnior, parte das mudas plantadas sofreu ação de vandalismo e serão substituídas. As demais espécies passam por processo de adaptação do plantio, que se estende por cerca de 3 meses, período em que as mudas já apresentam novas folhagens e vigor. A rega das mudas acontece diariamente por meio de irrigação automatizada, instalada no local.   
[FOTO3]
VOLUNTÁRIOS

A Seuma destaca que os plantios seguem orientações do Manual de Arborização e que, além da falta de chuvas, a forte maresia e os ventos constantes também prejudicam o desenvolvimento das mudas. “Muitas vezes, ao vermos uma árvore sem folhas pensamos que ela não está bem, contudo a perda das folhas é uma maneira de as árvores se protegerem nesse período de ausência de chuvas, elas são chamadas de árvores caducifólias”, descreveu o órgão, através de nota.

A Seuma desenvolve o projeto “Árvore na Minha Calçada”, por meio do qual a Prefeitura de Fortaleza realiza o plantio e o cidadão se compromete a cuidar da muda. Para se cadastrar, o voluntário pode acessar o endereço: www.urbanismoemeioambiente.fortaleza.ce.gov.br
[FOTO2] 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente