Participamos do

Banco europeu reduz expectativa de inflação no Brasil para 4% em 2017

A instuição projeta que o IPCA neste ano fique abaixo dos 4,5% estimados anteriormente. Preços dos alimentos e dos serviços contribuem para a queda do índice
09:27 | Jan. 25, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O BNP Paribas, um dos maiores e mais importantes bancos da Europa, divulgou na última terça-feira, 24, que o Brasil deve fechar o ano com a inflação de 4%, abaixo da expectativa esperada de 4,5%.

De acordo com o banco europeu, no decorrer de 2017, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no acumulado de 12 meses poderá recuar até mesmo para um nível abaixo de 4%. A avaliação é de que uma queda nos preços de alimentos e de serviços pode contribuir para esse resultado favorável.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o Banco Central cortou a taxa básica de juros (Selic) para 13% ao ano, as expectativas para a inflação do ano já são revisadas para melhor. Para este ano,  a projeção do BC é de que o IPCA fique em 4%; para 2018, em 3,4%.

Selic 2017

Devido à mudança no cenário do BNP Paribas, a instituição se aproxima do que também projeta o Banco Central. A autoridade monetária, com esse cenário de inflação menor e em desaceleração, afirmou que pode revisar sua projeção para Selic. Atualmente, o BNP Paribas acredita que taxa terminará 2017 em 9% ao ano.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente