Participamos do

Relembre o desenho 'Cavalo de Fogo', que completa 30 anos

O místico conto de fadas animado foi ao ar em setembro de 1986, pela primeira vez, nos EUA
20:45 | Out. 23, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quem foi criança entre as décadas de 1980 e 1990 provavelmente lembra do desenho animado "Cavalo de Fogo", que completa 30 anos em 2016 desde a exibição do primeiro episódio, nos Estados Unidos, pela rede CBS. No Brasil, o desenho foi exibido pelo SBT nos programas "Oradukapeta" e "Show Maravilha", apresentado por Sérgio Mallandro e Mara Maravilha.

[FOTO2][SAIBAMAIS]
A produção dos estúdios Hanna-Barbera trazia um conto de fadas com misticismo: a princesa Sara, do planeta Dar-Shan, foi salva das mãos da bruxa Lady Diabolyn pelo Cavalo de Fogo quando ainda era bebê. De lá, o animal a levou para um rancho em outra dimensão e a deixou na porta de um fazendeiro americano, John Cavanaugh.


Quando Sara completa 13 anos, o Cavalo de Fogo aparece e conta à menina que ela é uma princesa e que precisa voltar ao planeta Dar-Shan para salvar o lugar das garras da bruxa Diabolyn e seus Espectros, espíritos malignos. Para ajudar na missão, Sara conta com criaturas mágicas e os amigos Dorin, Brutos e Alvinar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Veja curiosidades listadas pelo UOL sobre o desenho "Cavalo de Fogo":


Só teve 13 episódios

[FOTO1]
"Cavalo de Fogo" (Wildfire em inglês) foi exibido por muitos anos no SBT, mas o desenho só teve 13 episódios. À medida em que os desenhos iam sendo exibidos, alguns personagens marcantes eram apresentados, como Aragon, o ladrão das estradas; os Sinti, responsáveis por toda a mágica de Dar-Shan, os duendes pintores; e o Troll, que desafiava as pessoas a adivinharem seu nome e onde ficava sua casa. Aqueles que acompanharam fielmente o desenho, se lembram de: "Me procure em terras onde meu nome está e meu nome em terras onde eu não estou". O nome era o difícil: Trebenamcraksistam.


"Desfecho" antes do final


Um dos episódios mais sombrios e emocionantes foi o quinto, chamado "Um Encontro no Passado", que poderia ter sido o último do desenho. Nele, Sara cai no portal em que a leva para Dar-Shan anos antes de ter nascido e no dia em que sua mãe, a Rainha Sarana, iria se casar com o Príncipe Kevin, seu pai. Várias revelações são mostradas nesse episódio, como o dia em que Sara conhece o Cavalo de Fogo, que os Goons eram humanos transformados em criaturas bizarras depois de liberarem os Espectros, que a inveja que Diabolyn sentia da própria irmã era por não pertencer ao trono do reino e, por isso, lançou a maldição na família.


E, por fim, quando a princesa volta à Terra descobre que que seu pai adotivo, John Cavanough, é o Príncipe Kevin, seu pai verdadeiro que foi levado para a Terra para se livrar da maldição de Diabolyn. Apesar de ser o típico final feliz de uma história, o último episódio de verdade do desenho foi aquele em que Cavalo de Fogo se tornaria o rei do Santuário dos Cavalos, mas abdicou da coroa para se dedicar ao planeta Dar-Shan.


Episódio "perdido"
Entre os fãs do desenho, há uma teoria de que o primeiro episódio de "Cavalo de Fogo", uma espécie de piloto, era bem diferente do original. Nele, Sara teria o mesmo rosto de Alvinar e lembrava um demônio, mesmo sendo do bem. Nessa versão, o pai adotivo da garota conheceria a verdadeira identidade dela. Reza a lenda que os estúdios Hanna-Barbera tinham receio que o desenho poderia fracassar pela aparência da princesa. Então, recriaram a menina e também modificaram a história, mas não há indícios concretos de que esse episódio "perdido" realmente existiu.


Dubladores famosos

[FOTO4]
Miriam Fischer e Luiz Feier Motta são as vozes brasileiras de Sara e Cavalo de Fogo, respectivamente. Suas vozes são ouvidas em diversas produções internacionais até hoje. Miriam também dubla as atrizes Drew Barrymore, Angelina Jolie, Jodie Foster, Nicole Kidman, Uma Thurman, Winona Ryder, Juliette Lewis e Meg Ryan na maioria das versões brasileiras dos filmes em que elas atuaram. Luiz é conhecido como o dublador de Silvester Stallone, Morgan Freeman, Steven Segal e narrador do desenho "Meninas Superpoderosas", por exemplo.

Assista ao primeiro espisódio de Cavalo de Fogo:

[VIDEO1]

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente