Participamos do

Sobral recebe prêmio nacional por qualidade de ensino na rede pública

Além de Sobral, dois outros municípios da região Sul e Sudeste do País foram contemplados com menção honrosa
16:15 | Dez. 14, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO3] O município de Sobral, distante 231,3km da Capital, é o vencedor do Prêmio Prefeito Nota 10 – que analisa a rede pública de ensino das cidades brasileiras em critérios de equidade e qualidade. Para ser considerado na premiação, o município deve ter no mínimo 20.000 habitantes, 300 alunos avaliados em cada etapa (5º e 9º anos) e 70% dos alunos matriculados na rede municipal de educação.


O prefeito José Clodoveu de Arruda Coelho recebeu o Prêmio de R$ 200mil em uma cerimônia de entrega nesta quarta-feira, 14, no Ministério da Educação, com a presença do Ministro Mendonça Filho e do presidente do Alfa e Beto, João Batista, idealizador do prêmio.


“Sobral muitas vezes é superior no ensino em relação a outros municípios brasileiros. Levando em conta o 5º e 9º ano, de longe se destaca do resto do País”, explica sobre a premiação o presidente do Instituto Alfa e Beta, João Araújo e Oliveira. O prêmio leva em consideração também, critérios externos como a Prova Brasil ou a proporção de jovens com chances de concluir o Ensino Médio ou chegar em uma boa universidade, com ênfase na gestão do prefeito, a quem cabe a responsabilidade de promover, manter e aprimorar as políticas públicas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[FOTO1]
Além de Sobral, dois outros municípios da região Sul e Sudeste do País também foram contemplados com menção honrosa: São Caetano do Sul, em São Paulo, e Joinville, em Santa Catarina. Já nas regiões Norte e Centro-Oeste, nenhuma cidade atingiu os critérios do programa.

 

Critérios pelos quais Sobral foi premiado: [FOTO2]


Concurso


Esta é a segunda edição do Prêmio Prefeito Nota 10, resultado da análise dos microdados da Prova Brasil 2015. A primeira edição levou em conta a Prova Brasil 2013 e teve como vencedor o Prefeito do município de Brejo Santo (CE).

 

Os vencedores do Prêmio Prefeito Nota 10 são determinados a partir da análise dos microdados da Prova Brasil. Por isso, não é necessária inscrição. Todos os municípios que se enquadram nos critérios de participação concorrem à premiação. São levados em conta o percentual de alunos com aprendizagem adequada (anos iniciais e finais), número de crianças avaliadas pelo exame nacional e índice de crianças na rede municipal de ensino (o regulamento completo pode ser visto em www.alfaebeto.org.br/prefeito-nota-10).

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente