Participamos do

"Nessa hora a gente não mede esforços", diz bombeiro que resgatou bebê e criança de 10 anos

Os militares concederam entrevista ao O POVO Online e comentaram sobre os poucos minutos que tiveram para socorrer as vítimas.
14:55 | Fev. 25, 2017
Autor Jéssika Sisnando
Foto do autor
Jéssika Sisnando Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Os cabos Eduardo Rodrigues Brito, de 40 anos, Thiago Bezerra, de 32 anos e o soldado Felipe Vasconcelos Cordeiro, de 28 anos, estavam em um carro particular a caminho do quartel de Limoeiro do Norte quando visualizaram uma aglomeração de pessoas na ponte do canal da integração, em Morada Nova. Os três heróis anônimos resgataram um bebê e um menino de 10 anos que estavam no veículo submerso.

Um casal morreu e dois filhos saíram feridos durante o acidente que ocorreu na localidade de Lajedo, em São João de Aruaru, Morada Nova. O caso aconteceu neste sábado, 25. 

Os militares concederam entrevista ao O POVO Online e comentaram sobre os poucos minutos que tiveram para socorrer as vítimas. O grupo estava no veículo particular do soldado Cordeiro, que dava carona aos cabos. Poucas horas depois do salvamento repentino, Cordeiro já estava trabalhando como guarda-vidas na barragem de Tabuleiro.

 "Não sei há quanto tempo o carro estava submerso, mas a sensação é gratificante. Foi triste porque não conseguimos salvar as quatro vítimas, mas as duas crianças foi gratificante ver com vida. O cabo Thiago Bezerra e o Brito são pais, a gente viu que eles estavam emocionados", relata.

 O cabo Brito explicou que os três bombeiros são de Fortaleza e trabalham em Limoeiro do Norte. "A gente ainda ia entrar de serviço. A gente não estava fardado ou com equipamentos, mas prestamos socorro e resgatamos duas crianças e dois adultos, as crianças estavam em coma, haviam ingerido bastante água. Fizemos ressuscitação em todos, mas os adultos não conseguimos", afirma.

[FOTO2] Brito explica que como a área não possui sinal de telefonia móvel, os bombeiros usaram o carro particular para transportar as crianças até o hospital de Morada Nova. A criança de 10 anos era a que estava em pior situação. Depois que a Polícia Rodoviária Estadual chegou ao local, os bombeiros voltaram ao hospital e receberam a informação que as crianças seriam transferidas ao Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.

"A gente não mede esforços, faz parte do nosso ofício. Vidas alheias e riquezas a salvar é o lema do Corpo de Bombeiros. A gente vê como é importante, mesmo as dificuldades", ressalta. As duas crianças estavam no banco de trás, a de 10 meses de idade no bebê conforto e menino no banco normal.

 A guarnição mais próxima do local do acidente ficava a 100 quilômetros do local e, se não fosse o trabalho dos três bombeiros, a tragédia seria ainda maior. Para o cabo Thiago Bezerra, a paternidade fez com que a emoção tomasse de conta dele. "Tenho dois filhos de idades semelhantes, tenho um de 10 e uma bebê de dois anos, então, a gente lembra muito dos filhos", ressalta.

  Thiago explica que, quando o grupo viu o carro, imaginou que fosse um achado de cadáver. Quando se aproximou, ele foi avisado pelos moradores que "havia gente ali”. Foi o bastante para que o cabo e os outros dois militares enfrentassem a correnteza e começassem o trabalho de resgate.

Moradores e enfermeiro 

 

O cabo Thiago explica que os moradores amarraram o carro para evitar que a correnteza levasse o veículo embora e que a ação facilitou o trabalho dos bombeiros. Um enfermeiro que passava pelo local também ajudou e fez os procedimentos de socorro nas crianças. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente