PUBLICIDADE
Ceará
Chuvas

Açude Tijuquinha, em Baturité, sangra pela terceira vez em 55 dias

Dos 12 reservatórios que sangraram, Tijuquinha é o menor, com capacidade para 880 mil metros cúbicos (m³)

12:24 | 09/05/2017
Açude Tijuquinha sangrando nesta terça-feira, 9
Açude sangrou pela terceira vez neste ano (Foto: WhatsApp/OPOVO)
O açude Tijuquinha, localizado no Maciço de Baturité, voltou a sangrar, nesta terça-feira, 9, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Dos 12 reservatórios que sangraram, Tijuquinha é o menor, com capacidade para 880 mil metros cúbicos (m³). Outros 105 açudes monitorados pela Cogerh estão com volume inferior a 30%.
 
Esta é a terceira vez que o açude sangra em apenas 55 dias. A primeira foi em março, mais especificamente no dia 16. Cinco dias depois, o reservatório ficou totalmente vazio devido operação da Cogerh para melhorar a qualidade da água, conforme assessoria da Companhia. No último dia 13, ele voltou a sangrar.
 
Dentre os açudes que sangraram, o de maior capacidade é Itaúna (77,5 milhões m³), no município de Granja, a 352,3 km de Fortaleza. Gameleira (Itapipoca), Acaraú Mirim (Massapê) e Cauhipe (Caucaia) também estão entre os destacados pela Cogerh. Os dados foram extraídos às 11 horas desta terça.
 
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 59 postos pluviométricos. Desses, destacam-se as precipitações superiores a 44 mm, acumuladas nas últimas 24 horas. São elas as chuvas de Amontada, com 84 mm, Paraipaba, com 68 mm, e Chorozinho, com 45 mm. 
 
Redação O POVO Online