Participamos do

Para a maioria dos brasileiros, toque no corpo feminino sem consentimento é violência sexual

22:35 | Set. 04, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 4, afirma que para 94% das pessoas violência sexual se configura a partir de qualquer toque no corpo sem o consentimento da mulher. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Locomotiva. Foram escutados 2.030 mulheres e homens de 35 cidades diferentes pelo Brasil.

Conforme a pesquisa, somente neste ano 13,7 milhões de mulheres afirmaram terem sido "encoxadas" ou tiveram o corpo tocado sem autorização. Esse número equivale a 17% do total de mulheres adultas do País. Entre 18 a 34 anos, o número aumenta para 20% do total.

A pesquisa também revela que 35% dos brasileiros adultos, equivalente a 84 milhões de pessoas, conhecem alguma mulher que já foi beijada à força em 2016. 23% das mulheres foram ameaçadas por algum homem este ano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para o presidente do instituto, Renato Meirelles, um juiz pode pensar que não é violência sexual, mas a grande maioria discorda. Ele ainda destaca que não se está falando nem em ejaculação, lamentando que esta seja a realidade de muitas brasileiras.

A pesquisa se propõe a gerar debate na população acerca do tema. Meirelles diz que mulheres são mais alvo de comportamentos machistas do que se pode imaginar. Para ele, a prática não é refletida apenas em atos isolados. "É um ato contínuo".

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente