Participamos do

Turista molesta tubarão em extinção em Fernando de Noronha e é mordida por animal

Para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o contato direto com tubarão em extinção classifica "molestamento de animal silvestre"
15:52 | Fev. 07, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Uma mulher foi mordida por um filhote de tubarão limão (Negaprion brevirostris), espécie em extinção, na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha, nesta segunda-feira, 6. O acidente ocorreu após a turista e o marido, que não tiveram a identidade revelada, segurarem o animal para uma foto. Conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), houve "molestamento de animal silvestre". Ela e o marido foram multados em R$ 10 mil cada.
 [FOTO1]
De acordo com nota do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, espaço de conservação da natureza, a turista foi atendida no Hospital São Lucas com ferimentos leves na mão, onde recebeu quatro pontos. Na manhã desta terça-feira, 7, ela compareceu à sede da ICMBio, em Fernando de Noronha, para prestar depoimento.

A ICMBio apurou que por se tratar de um animal em extinção, a perseguição e captura estava enquadrada no art. 24 do Decreto n°6.514/2008 que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais (Lei. 9605/98) e prevê multa de R$ 5 mil. Seguindo o art. 93° do mesmo Decreto, a multa foi dobrada pelo fato de ocorrer dentro de uma Unidade de Preservação.
 
"O ICMBio informa que o arquipélago de Fernando de Noronha proporciona ao morador e ao visitante uma oportunidade única de vivenciar um ambiente natural protegido onde as espécies vivem, interagem e completam seus ciclos naturais", escreveu o Instituto em nota. "Devemos observá-lo e contemplá-lo interferindo o mínimo possível. Isso é sinal de respeito aos outros seres vivos e garante a perpetuação deste ambiente e das espécies que vivem nele".
[VIDEO1]
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente