Participamos do

Eclipse solar ocorrerá na manhã deste domingo de Carnaval

O fenômeno não poderá ser visto em Fortaleza por conta da localização geográfica da cidade
15:44 | Fev. 25, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Em meio aos confetes e a folia, o domingo de Carnaval também será marcado por um acontecimento raro, o primeiro eclipse solar do ano, que ocorrerá na manhã deste domingo, dia 26, e deverá durar pouco mais de uma hora.
 
A lua irá passar na frente do sol por volta das 10h30min. Entretanto, o fenômeno não poderá ser visto em Fortaleza por conta da localização geográfica da cidade. Apenas as regiões mais ao sul do País poderão acompanhar o evento. 

[SAIBAMAIS] O astrônomo Demerval Carneiro, diretor do Planetário Rubens de Azevedo conversou com O POVO Online no dia 22 de fevereiro e afirmou que será possível ver apenas 10% do sol escurecido. O que equivale a uma porcentagem mínima, que deixa o fenômeno imperceptível a olho nu para os fortalezenses.

Esse será o segundo eclipse de fevereiro, no dia 10, ocorreu um eclipse lunar. Os eclipses da lua e do sol constumam sempre acontecer em datas próximas. Outro evento parecido deverá ocorrer em agosto deste ano, dessa vez ele será visível no Brasil apenas na região nordeste. 

Para quem irá observar o fenômeno, os astrônomos aconselham que seja usado um equipamento com lente especial, pois não é seguro olhar diretamente para o sol por risco de comprometer a visão.
 
O ideal é usar um equipamento com filtro especial de prerência de densidade número 14 ou máscara de solda elétrica durante a observação, conforme orientação de astrônomos. 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente