Carnaval RJ: quesitos da apuração das notas das escolas de samba; entenda

O desfile do Grupo Especial no Carnaval 2022 do Rio de Janeiro (RJ) acontece nos dias 22 e 23. As notas das escolas de samba variam de 9 a 10. Entenda os quesitos

21:46 | Abr. 20, 2022

Por: Raquel Aquino
As escolas de samba do Rio de Janeiro (RJ) no Carnaval são avaliadas por quesitos; entenda apuração das notas (foto: CARL DE SOUZA/AFP)

No Carnaval de 2022, o desfile das escolas de samba acontecerá neste mês de abril, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Nove quesitos serão utilizados para julgar o Grupo Especial, com notas de 9 a 10. As avaliações que não receberem nota máxima devem ser acompanhadas de justificativa.

Os quesitos a serem avaliados são: Bateria; Samba-enredo; Evolução; Harmonia; Enredo; Alegorias e Adereços; Fantasias; Comissão de Frente; Mestre Sala e Porta-Bandeira. O júri é composto por 40 membros, sendo cinco julgadores por categoria.

Carnaval RJ: os quesitos da apuração das notas das escolas de samba

  • Bateria: São avaliados a sustentação da cadência em consonância com o samba-enredo, a criatividade, a equalização e a afinação dos instrumentos.
  • Samba-enredo: A comissão julgadora avalia em subquesitos: melodia e letra. O primeiro leva em consideração a capacidade de sua harmonia facilitar a dança e o canto dos desfilantes. O segundo é avaliado quanto à riqueza poética, beleza e bom gosto.
  • Evolução: Julga a sintonia e equilíbrio dos instrumentos com o samba. Considera a criatividade e espontaneidade. Penaliza retrocessos e pausas na apresentação.
  • Harmonia: Os jurados avaliam o canto dos componentes e como ele se entrosa com o ritmo da bateria e a entonação do intérprete da agremiação.
  • Enredo: É avaliada a história a ser contada no sambódromo. São dois subquesitos: concepção (ideia do tema apresentado) e a realização (se a escola conseguiu apresentar a história de forma coerente, criativa e com boa compreensão).
  • Alegorias e adereços: As alegorias e adereços também são julgadas no quesitos concepção e realização. No primeiro, são consideradas criatividade e adequação. No segundo, o acabamento e a decoração.
  • Fantasias: Avalia a criatividade, o acabamento e as informações transmitidas nos figurinos. Igualmente separada em concepção e realização.
  • Comissão de frente: A Comissão de Frente deve ter de 10 a 15 componentes. Os jurados consideram aspectos como coordenação, criatividade, e sintonia na exibição, bem como o figurino e indumentária apresentada pelos integrantes da ala. A apresentação na frente da cabine de jurados é obrigatória.
  • Mestre-Sala e Porta-Bandeira: É julgado a harmonia do casal e os movimentos desenvolvidos. Para obter nota máxima para essa categoria são necessárias leveza, coordenação e majestade.

Fonte: Rio Carnaval