Apresentadora da Globo pede desculpas após acusação de racismo

Talitha Morete pediu à única mulher negra presente entre os convidados para que se levantasse e servisse o grupo

09:10 | Jun. 15, 2022

Silene é vendedora de cocadas e foi convidada por Talitha Morete para participar do É de Casa (foto: Reprodução/Instagram)

A apresentadora Talitha Morete da TV Globo se pronunciou após ser acusada de racismo. O caso aconteceu no último sábado, 11 de junho, durante o "É de Casa", quando a apresentadora pediu para que Silene, a única mulher negra presente entre os convidados, se levantasse e servisse aos outros.

Silene foi convidada para participar do programa e mostrar sua receita de cocadas. Em determinado momento, quando todos os convidados, incluindo Silene, estavam sentados, a apresentadora pegou a bandeja de cocadas e se dirigiu à dona da receita para servir o grupo. 

"Silene, a dona da cocada, vai fazer as honras da casa. Vai servir todo mundo, Silene. Por favor, Pode oferecer que tá todo mundo querendo a sua cocada, tá, Silene?", disse Talitha. A convidada pega a bandeja e começa servindo a própria apresentadora.

Logo em seguida, o jornalista Manoel Soares se levanta e pede para que ele mesmo sirva o restante do grupo. "Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar para quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém", declarou. A cena viralizou nas redes sociais e internautas levantaram debate sobre racismo estrutural.

Após a repercussão, Talitha comentou o caso através de suas redes sociais nesta terça-feira, 14. "Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar. Desde sábado eu tenho refletido sobre o ocorrido. Tenho refletido sobre o lugar que ocupei nesse contexto. Como ser humano, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante. É isso o que posso e devo fazer", declarou.

Confira a publicação:

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Clique aqui para ouvir.