Minissérie "Chiquinha Gonzaga" estreia nesta quarta-feira, 6, no canal Viva

A minissérie biográfica "Chiquinha Gonzaga", protagonizada por Gabriela Duarte e Regina Duarte, estreia nesta quarta-feira, 6 de abril, no canal Viva

17:43 | Abr. 04, 2022

Marcelo Serrado e Gabriela Duarte integram elenco da trama de época (foto: Reprodução/ TV Globo)

A minissérie “Chiquinha Gonzaga” ganha uma nova exibição a partir desta quarta-feira, 6 de abril, no canal Viva. A produção da Rede Globo, que estreou no fim da década de 1990, conta a história da compositora e maestrina Francisca Edwiges Neves Gonzaga.

O enredo, adaptado por Lauro César Muniz e Marcílio Moraes, foi baseado no livro “Chiquinha Gonzaga. Sofri e Chorei. Tive muito Amor”, escritor por Dalva Lazaroni de Moraes.

Narrativa acompanha Chiquinha Gonzaga, uma musicista revolucionária, republicana e abolicionista que viveu no século XIX. Na época, ela chocou a sociedade do Rio de Janeiro por causa de seus ideais libertários e também por ser a responsável pela popularização do samba no País.

Jovem, ela foi obrigada a se casar com um homem que, apesar de amá-la, lhe privava de seguir sua maior paixão: a música. Por isso, a protagonista deixa o marido e passa a viver com um engenheiro que também compartilhava dos pensamentos da artista.

Nesta situação, Chiquinha Gonzaga encontra apoio para compor e consegue se tornar a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Em sua vida pessoal, ainda manteve um relação amorosa com um jovem mais novo, com quem viveria o restante de sua vida.

O elenco de “Chiquinha Gonzaga” é composto por Regina Duarte, Gabriela Duarte, Susana Vieira, Carlos Alberto Riccelli e Marcelo Novaes. São 38 episódios, no total.

A minissérie começará a ser exibida diariamente, a partir de quarta-feira, 6 de abril, às 19h30min. Também é possível assistir no Canais Globo, no Globoplay.

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Escute o podcast clicando aqui.