8 anos do Porto Iracema das Artes: confira programação especial de agosto

A partir desta quinta-feira, 5 de agosto, o Porto Iracema das Artes celebra seu aniversário com atividades virtuais e gratuitas. As transmissões serão exibidas no canal do Youtube da escola

17:06 | Ago. 03, 2021

Everlane Moraes conduz a aula aberta e virtual 'Navegações Estéticas: O Cinema e o Espelho' no Porto Iracema das Artes (foto: Divulgação/ Porto Iracema das Artes)

O Porto Iracema das Artes promove uma série de eventos em agosto com o objetivo de comemorar os oito anos de fundação da escola. Aulas, shows, debates e lançamento de livro são algumas das atividades programadas para acontecer em formato virtual, por meio do canal do Youtube da instituição.

Um dos destaques é a série de transmissões ao vivo “Traçados de dança no tempo: perspectivas do Ceará”. Os conteúdos, realizados em parceria com a Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (Prodança), buscam resgatar a história da dança cearense.

Entre os convidados, estarão Dora Andrade, Rubem Militão, Waneza Menezes, Luís Alexandre, Lolly Pop, Climério Anacé e Lauriane Tremembé. Eles abordarão suas perspectivas sobre o cenário local a partir da década de 1980.

Leia também | Secult anuncia plano de ação de R$ 30 milhões que inclui editais cancelados

No teatro, o coletivo Os Pícaros Incorrigíveis e o diretor teatral Héctor Briones se unem para tratar do espetáculo “Pagode Russo” no dia 12 de agosto. O trabalho, desenvolvido durante o Laboratório de Teatro do Porto, explora o realismo e o simbolismo para contar histórias de Fortaleza.

Haverá ainda a exibição do documentário “Casa”, de Letícia Simões, que será seguido por um debate sobre o filme. Com roteiro desenvolvido no Laboratório de Cinema, a cineasta revela a trajetória de Letícia, uma filha que se culpa por ter se distanciado da mãe.

Enquanto isso, Heliana, a matriarca, enfrenta uma crise depressiva. Longa questiona os limites da sanidade, da memória, da solidão e dos significados do lar.

Leia também | Curta Benfica: shopping divulga filmes de cineastas independentes e nacionais

Também serão transmitidos shows de vários artistas, como Moon Kenzo, Caio Castelo, DJ Daniel Lamar, Benjamin Arquelano e outros.

Programação completa

quinta-feira, 5
19 horas - “Entre Telas Dança - Traçados de dança no tempo: perspectivas do Ceará”

sexta-feira, 6
17 horas - Aula aberta “Navegações Estéticas”, com Maria Fernanda Sarmiento

segunda-feira, 9
19 horas - Aula aberta “Desenho é Transe”, com Efe Godoy

terça-feira, 10
17 horas - Aula aberta “Navegações Estéticas: O Cinema e o Espelho”, com Everlane Moraes

quinta-feira, 12
16 horas - “Anatomia do Espetáculo”, com Os Pícaros Incorrigíveis e Héctor Briones
19 horas - “Entre Telas Dança - Traçados de dança no tempo: perspectivas do Ceará”

sexta-feira, 13
20 horas - Show “Amarga”, com Moon Kenzo

quarta-feira, 18
19 horas - “Entre Telas Dança - Traçados de dança no tempo: perspectivas do Ceará”

quinta-feira, 19
18 horas - “Relendo Paulo Freire - Pedagogia da Indignação”
20 horas - "Navegações Estéticas: Nascimento e construção de um trabalho - Correntezas criativas", com Isis Medeiros e Márcia Charnizon

sexta-feira, 20
18 horas - Documentário “Casa”, de Letícia Simões

terça-feira, 24
15 horas - “Andarilhagens do legado freireano: diálogos entre arte e educação", com Margarete Sampaio, Celia Brito e Carlos Brandão

quinta-feira, 26
19 horas - Lançamento do livro com “Poéticas do Bombordo”

domingo, 29
17 horas - Pocket shows com artistas do Laboratório de Música

segunda-feira, 30
14 horas - Live “Rotas de Criação - Jogo, Corpo e Criação”, com Pedra Silva

8 anos do Porto Iracema das Artes

Quando: durante todo o mês de agosto
Onde: no canal do Youtube do Porto Iracema das Artes

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.