Dia do chocolate: histórias e dicas de onde provar diferentes sabores

Na data de hoje, 7 de julho, é celebrado o dia do chocolate; saiba onde pedir o doce em Fortaleza

18:15 | Jul. 07, 2021

Na Benévolo tem produtos especiais para celebrar o dia do chocolate (foto: Divulgação)

O chocolate tem data marcada para ser homenageado: o dia 7 de julho foi reservado para ele. Mesmo não havendo certezas sobre a escolha da data, é de comum acordo que o doce é um dos mais queridos do mundo. O Vida&Arte preparou uma seleção de curiosidades, informações e dicas para você se deliciar nesta data.

Origem

Como se sabe, o chocolate é derivado do cacau, planta nativa de uma região que vai do México, passando pela América Central até a região tropical da América do Sul. Estudos mostram que o consumo de cacau começou na civilização Olmeca, que habitava no México por volta de 1500 a.C. Depois, o cacaueiro também foi aproveitado pelos maias, que cultivavam a planta e faziam das sementes uma bebida amarga que era considerada sagrada.

Leia Também | HBO Max em julho: conheça lançamentos de filmes do terror ao musical

Com a dominação do povo maia pelos espanhóis, o cacau foi levado à Europa, até que os belgas tiveram a ideia de misturá-lo ao leite, dando origem ao doce que conhecemos hoje.

Produção de Cacau

Segundo o Caderno Setorial do Banco do Nordeste, publicado em 2021, os maiores produtores de cacau no mundo são:

1. Costa do Marfim (39%)
2. Gana (14,5%)
3. Indonésia (14,0%)
4. Nigéria (6,3%)
5. Equador (5,1%),
6. Camarões (5,0%)
7. Brasil (4,6%)

Leia Também | Theatro José de Alencar promove teatro cearense em atividades virtuais

Tipos de Chocolate

Em geral, o chocolate é uma mistura de pasta de cacau em pó, manteiga de cacau e açúcar. Dependendo das proporções utilizadas, obtêm-se diferentes qualidades, texturas e aromas. Quanto maior a porcentagem de manteiga de cacau, mais gorduroso é o chocolate, e, consequentemente, derrete melhor na boca. Aqueles que têm maior quantidade de pasta de cacau em pó são os que possuem sabor e aroma mais intensos. Confira as diferentes versões do chocolate:

Em pó: é feito com a amêndoa de cacau moída, sem a manteiga, e é muito utilizado em receitas, como brigadeiro e chocolate quente.

Amargo: esse é feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite. Também é conhecido como "chocolate puro", já que além do cacau leva apenas açúcar. Há diferentes versões, de acordo com a porcentagem de cacau.

Ao leite: o cacau é misturado com leite em pó ou leite condensado. Nesse tipo, a porcentagem de cacau geralmente varia entre 30 a 40%.

Branco: criado apenas no século XX, essa variação inclui manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados aromas como o de baunilha.

Diet: é composto por massa e manteiga de cacau, leite em pó, sorbitol, sacarina (substituindo o açúcar) e vanilina. Apesar de não ter açúcar em sua composição, eles são altamente calóricos.

Vegano: não leva nenhum ingrediente de origem animal. Além do cacau, outros ingredientes que podem ser acrescentados são: manteiga de cacau, manteiga de amêndoas, lecitina de girassol, açúcar demerara, xilitol ou eritritol.

Saúde - Mitos e Verdades

- Segundo o site "Boa Saúde", o chocolate, assim como a cafeína, estimula a produção de feniletilamina, substância associada a paixão. O chocolate também contém nutrientes essenciais para dar energia, bom humor e prevenção da insônia.

- O doce melhora a saúde do coração porque promove fluxo adequado de sangue devido aos potentes antioxidantes. Também estimula o sistema nervoso central, pois possui teobromina, além de aumentar o colesterol bom, o HDL, e diminuir o ruim.

- Para aqueles que querem diminuir o consumo do doce, uma opção é comer vegetais folhosos verdes, como brócolis e aspargos, pois substitui algumas das substâncias que produzem o "vício".

- Um mito que muitos consumidores acreditam é que o chocolate causa acnes, mas pesquisas mostraram que ele não causa e nem agrava casos de acne.

Em Fortaleza, saiba onde se deliciar:

Doceria da Raris
Instagram: @doceriadararis
Contato: 98565 3520
O quê: Com loja virtual, a doceria inclui o chocolate em diversos produtos, como torta brownie, bolo vulcão e barras de chocolate.

Benévolo Cafe e Gelato
Instagram: @benevolo_cafe_gelato_boulange
O quê: A Benévolo tem espaço físico e também trabalha com entregas. Na data de hoje, o destaque é da torta benévolo, feita com chocolate 50%. Outras delícias como o pão de chocolate e as coberturas dos cakes também são feitos exclusivamente com chocolate amargo e são opções para celebrar o dia do chocolate.

Noélia Doces e Salgados
Instagram: @noeliadocesesalgados
Contado: 3036 7650 (Montese)/ 3239 2739 (Sul)/ 3771 9036 (Aldeota)
O quê: No dia do chocolate, a empresa lançou uma novidade: a Cioccolata, uma barra de chocolate branco exclusiva da loja, com chocolate orgânico, artesanal e puro, feito a partir de manteiga de cacau, açúcar demerara e leite em pó.

Balu Doces
Instagram: @baludoces
Contato: 3466 1050
O quê: a loja preparou vários bolos diferentes com chocolate para celebrar o dia.

Do Ben Doceria Vegana
Instagram: @dobendocesveganos
O quê: O estabelecimento oferece doces veganos e artesanais.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.