Correios anunciam compra de 5 mil veículos elétricos
Entidade vai adquirir mais de 5 mil carros eletrificados para o transporte de remessas
Os Correios anunciaram a compra de 5 mil veículos elétricos em 2025 para o transporte de remessas em oito estados e no Distrito Federal. A medida faz parte do projeto "Correios do Futuro", com foco na descarbonização. Para incentivar a iniciativa, o grupo Stellantis doou 50 vans elétricas à estatal.
Os veículos a serem adquiridos vão ser usados pela nas entregas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Pará e no Distrito Federal.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O projeto "Correios do Futuro" tem como objetivo a inovação, sustentabilidade financeira, modernização operacional, impacto social e entrada em novos mercados: seguros, conectividade, banco digital, logística para saúde e criação de marketplace inclusivo, entre outras iniciativas.
"Ao adotar veículos elétricos em nossas operações de entrega, reduzimos as emissões de carbono – contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente – e estimulamos a economia verde ao impulsionar o uso de tecnologias limpas", afirma o presidente dos Correios, Fabiano dos Santos.
Sistema de carregamento inteligente
Para reduzir as emissões de CO2, a nova frota elétrica de Peugeot e-Expert dos Correios utiliza estações de recarga inteligente desenvolvidas pela empresa WEG, e personalizadas para o projeto em parceria com a Flash Engenharia para todos os tipos de usuários.
Por meio de um software personalizado para a gestão de frotas, a plataforma possibilita uso interno ou externo, compatível com redes elétricas monofásicas ou bifásicas, sendo possível realizar o controle de carregamento para que seja feito fora do horário de pico, reduzindo os custos e as emissões.
A gestão de carga pode ser realizada pelo motorista, que terá acesso a um mapa de estações, sendo possível fazer a reserva de conectores e monitorar a recarga em tempo real. Também é disponibilizado o histórico de uso, com uma experiência personalizada e um cartão específico de recarga por motorista.
Para o gestor, é possível realizar o monitoramento das estações e o gerenciamento de usuários, com controle de permissões, estatística de uso com histórico, definição da recarga fora dos horários de pico e tarifa elevada, e a programação do tempo e nível de recarga.

Peugeot e-Expert: características e novo revestimento interno em ABS
- Motor elétrico com 136 cavalos de potência (100 kW);
- 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm);
- Conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh;
- São 330 km de autonomia em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo o INMETRO;
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS);
- Acendimento automático dos faróis;
- Freio de estacionamento elétrico;
- Sensor de chuva;
- Sensor de estacionamento traseiro;
- um cabo Modo 2 para carga de emergência;
- Piloto automático;
- Assistente de partida em rampa (Hill Assist);
- Freios ABS, controle eletrônico de estabilidade;
- Indicador de fadiga (Coffee Cup Alert);
- Luzes de rodagem diurnas integradas (DRL);
- Limitador de velocidade;
- Console central oe-Toggle com seletor de marchas;
- Botão B-Mode, que ativa a função de frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias, além de diminuir o desgaste das pastilhas de freio;
- Central Multimídia 7" e Visiopark 180º.
- Interior em ABS 100% reciclável e a maior vida útil que o compensado naval, de acordo com a Stellantis;
- Material antichama, antimicrobiano e totalmente moldável ao interior do veículo, possibilitando maior aproveitamento volumétrico da área interna;
- Painel de instrumentos e-cluster, com tela digital colorida de 3.5”, que apresenta informações do velocímetro, modo de condução, marcha selecionada, nível de carga da bateria e consumo de energia.
