Erika Peron une arte e tecnologia interativa
Arte e tecnologia captam batimentos cardíacos para criar sistema interativo
A artista contemporânea Erika Peron e a Cia Balé Baião apresentaram no último fim de semana o espetáculo <<COM+FLUIR>> #MOV01 na Praia da Baleia. Com Direção Cênica de Dani Nefussi, a obra é inspirada no Laboratório de Práticas Biopoéticas sob a coordenação de Nathália Leter e transita pela transdiciplinaridade conectando dança, poesia, pintura e tecnologia desenvolvida em parceria com o IFCE, Instituto Federal do Ceará - pelo mestrando.
<<COM+FLUIR>>#MOV01 é uma obra de arte contemporânea, transdisciplinar, que envolve tecnologia, dança e poesia, criando uma experiência sensorial que conecta corpo, emoções e ciência.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os batimentos cardíacos dos espectadores foram capturados em tempo real por um aplicativo, convertidos em som e amplificados por um sistema de transmissão interativo. Essa pulsação foi expressa no palco por meio de uma improvisação e um poema de Erika Peron, que se transformou em movimento através da dança da Cia Balé Baião, gerando um ciclo contínuo de interações entre o coletivo e o individual.
Como parte da obra foi apresentada uma tela de Erika Peron, em pintura acrílica neon, de 600cm x 300cm, que forma um dialogo com a performance e convida à reflexão sobre a interconexão entre o individual e o coletivo, identidade, emoções e as dinâmicas sociais, políticas e afetivas, mostrando como arte e tecnologia podem transformar nossa compreensão do corpo e da coletividade.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente