Wi-Fi público: passo a passo para acessar com segurança
Redes públicas de internet podem ajudar a manter a conexão em determinados espaços, mas também possuem riscos; Saiba como evitá-los
19:00 | Ago. 03, 2025

Conectar em um Wi-Fi público pode ajudar o acesso à internet na falta de uma conexão particular, mas essa comodidade traz com ela alguns riscos.
Redes públicas podem expor o usuário e o aparelho a ameaças virtuais com riscos à segurança de informações pessoais. Por essa razão, é importante seguir alguns passos para acessar com segurança.
A seguir, confira quais são os riscos da conexão com um Wi-Fi público e aprenda como evitá-los:
O que é um Wi-Fi público e quais os riscos?
Assim como o próprio nome aponta, o Wi-Fi público é uma conexão de internet disponível com acesso gratuito para qualquer pessoa a qualquer momento. Esse tipo de conexão não exige senha e pode ser acessada de forma simultânea.
Normalmente, locais como shoppings, parques, aeroportos e terminais de ônibus oferecem uma rede de Wi-Fi pública, mas que pode oferecer riscos por ficarem vulneráveis a ataques de hackers. Isso ocorre justamente pela falta de segurança e o alto número de acessos.
Sem senha, não há criptografia do sinal de internet e os hackers acessam facilmente as informações de quem está utilizando o Wi-Fi público, conseguindo senhas, dados bancários e até mesmo mensagens pessoais.
LEIA MAIS | O que fazer quando o celular está lento? 5 dicas para testar HOJE
Passo a passo para acessar Wi-Fi público em segurança
Apesar de não garantir um acesso inteiramente seguro, tomar alguns cuidados na hora de acessar uma rede pública de internet pode ajudar a se livrar de problemas como roubo de informações e instalação de vírus no aparelho. A seguir, você confere alguns passos:
Verifique o nome da rede
Antes de se conectar, é importante confirmar o nome da rede de Wi-Fi com algum funcionário do estabelecimento.
Usuários mal-intencionados podem criar redes falsas com o mesmo nome de um Wi-Fi público para roubar dados através da conexão enganosa. Essa dica é ainda mais importante levando em conta que diversas redes públicas pedem dados como e-mail e CPF de quem tenta acessá-los.
Não faça transações financeiras
Como um dos maiores riscos de acessar um Wi-Fi público é o roubo de informações, é recomendado que não se faça transações financeiras em uma rede pública.
Assim, o usuário evita o compartilhamento de senhas de aplicativos bancários e números de cartão de crédito que podem ser acessados por terceiros.
Não faça login em nenhuma rede social
Na mesma pegada da dica acima, também não é recomendado logar em nenhuma rede social durante uma conexão em Wi-Fi público.
Isso porque dados de login são ainda mais fáceis de serem acessados, permitindo que usuários mal-intencionados hackeiem contas de e-mail e redes sociais, muitas vezes impedindo a retomada dos perfis pelos seus verdadeiros donos.
CONFIRA passo a passo simples e prático para usar o ChatGPT
Não compartilhe arquivos
Também deve-se evitar o compartilhamento ou download de arquivos em um Wi-Fi público. Como essa é uma rede não criptografada de amplo acesso, baixar arquivos pode trazer vírus ou malwares para o aparelho, colocando em risco o aparelho e o usuário.
Desconecte após o uso
É muito importante desconectar imediatamente após terminar de usar um Wi-Fi público, saindo da rede para evitar conexões automáticas e acessos não autorizados.
Para isso, basta manter desativada a função de conexão automática de W-Fi do celular ou notebook.
Mantenha um antivírus instalado e atualizado
Por fim, para garantir que possíveis ameaças sejam eliminadas, é recomendável manter um antivírus instalado e atualizado para detectar vírus em tempo real e proteger os dados do dispositivo contra outras vulnerabilidades.