PUBLICIDADE
Notícias

Sistema antecipa Trending Topics do Twitter

08:25 | 05/11/2012
AFP
AFP

Um aluno e  um professor  do Massachusetts Institute of Technology (MIT) descobriram um algoritmo que pode apontar, com 95% de precisão, quais serão os Assuntos do momento (Trending Topics) do Twitter, em média uma hora e meia antes do algoritmo do microblog colocar o assunto nessa lista.

A descoberta do estudante Stanislav Nikolov e do professor Devavrat Shah  pode ser importante para o Twitter, que terá a possibilidade de explorar nichos comerciais a partir da antecipação de assuntos populares, como a venda de anúncios relacionados a temas que entrarão para a lista dos mais comentados do momento.

Como todo algoritmo, o desenvolvido por Shah e Nikolov ainda precisa ser treinado, o que significa especificar determinados padrões a serem considerados.

Em seus experimentos, a dupla montou um treinamento com o algoritmo definindo 200 assuntos no Twitter que mostravam popularidade e outros 200 que não. Em tempo real, o sistema mostrou 95% de acertos em relação às publicações. De acordo com os pesquisadores a precisão do sistema deve melhorar conforme se aumentem as especificações de treinamento do algoritmo quanto à quantidade de dados a serem considerados, o que significa necessidade de mais recursos de computação e tempo.

 

Redação O POVO Online

TAGS