PUBLICIDADE
Notícias

Novo aplicativo de tradução de voz pode ajudar em viagens

08:27 | 28/09/2012

Um aplicativo para iPhone oferece tradução de texto e voz de forma simples. O app Tradutor de Voz “pesa” cerca de 40MB e custa um dólar, aproximadamente dois reais , possui suporte para cerca de 25 idiomas, inclusive o Português falado no Brasil.

O tradutor tem funcionamento simples: ao abrir o app, basta tocar no ícone do idioma original (à esquerda) e então falar em voz alta e bem próxima ao telefone a frase que deseja traduzir. Antes disso, porém, é preciso selecionar os idiomas desejados original e de tradução nas Configurações (ícone de ferramenta no cantor superior direito).

Em testes da Macworld Brasil, o aplicativo se saiu bem com frases comuns em viagens, como “Qual o restaurante mais próximo?”, “Onde posso trocar dinheiro?”, e “Qual o melhor bar da região?”. De um total de 10 frases “turísticas” (portugês para inglês), o Tradutor acertou 9. O único erro mais grave foi não entender táxi, fazendo com que a frase ficasse “Onde consigo pegar um toxic perto?”, mesmo ao repetir as palavras de forma pausada, alta e próxima ao smartphone.

É preciso compreender entretanto que apesar de acertar a maioria das traduções, o app adota um tom mais formal e usado nos dicionários. Também é comum notar erros menores na tradução, o que pode atrapalhar a compreensão.

O aplicativo exige o iOS 4.0 em sua versão mais recente para que possa rodar em iPhone, iPad ou iPod Touch.

 

Redação O POVO Online

TAGS