PUBLICIDADE
Notícias

Google homenageia inventor do zíper, Gideon Sundback

07:32 | 24/04/2012

Google surpreende mais uma vez seus usuários com um de seus criativos ‘doodles’. O homenageado da vez é o engenheiro sueco Gideon Sundback, inventor do zíper. Ao entrar na página principal do Google, o internauta irá se deparar com um grande zíper virtual, que pode ser deslizado pela tela, para abrir a página de pesquisa.

Gideon Sundback revolucionou a indústria do vestuário com a criação de um dispositivo de fixação para ser usado em botas femininas. A ideia para a criação de um fecho com base em dentes entrelaçados já circulava entre os engenheiros da época há mais de 20 anos, mas ninguém a tinha aperfeiçoado.

Sundback inovou ao colocar uma covinha no lado de baixo de cada dente e um bico na parte superior que se encaixava de forma segura no interior da ondulação do dente acima dela. Além disso, ele também criou a máquina para a fabricação do novo modelo de zíper.

Otto Fredrik Gideon Sundbäck nasceu em 24 de abril de 1880, na cidade de Smaland, na Suécia. Filho de um fazendeiro bem sucedido, foi estudar engenharia na Alemanha. Em 1905, emigrou para os Estados Unidos.

O engenheiro deu entrada no pedido de patente em 1914, porém a invenção de Sunback só foi reconhecida em 1917. Somente no ano de 1923, é que o industrial Benjamin Goodrich chamou de zíper a crianção de Gideon.

Inicialmente o modelo de zíper proposto por ele era um substituto para os ganchos e presilhas presentes nas botas femininas. Duas décadas depois o item tornou-se popular nas calças e vestidos.

[VIDEO1] 

Redação O POVO Online

TAGS