PUBLICIDADE
Notícias

''Science'' lista principais descobertas científicas de 2015

21:57 | 27/12/2015
NULL
NULL
A revista ''Science'' divulgou uma lista com as descobertas científicas mais relevantes deste ano que acaba. O maior destaque público foi a chegada da sonda New Horizons a Plutão, o planeta-anão.

Outro destaque foi o avanço rápido de uma técnica de edição do DNA, chamada de CRISPR. Com esse método, os pesquisadores podem alterar com precisão nunca vista as características de diversas espécies de animais e plantas.

Confira:

1. Plutão mais perto
Uma sonda humana chegou a Plutão pela primeira vez em nove anos. A New Horizons, da NASA, completou a chegada ao planeta-anão em julho. As imagens da sonda revelaram detalhes sobre a atmosfera e topografia de Plutão.

2. A dificuldade da psicologia
A Science publicou, em agosto, estudo que mostra que 61% dos estudos científicos na área da psicologia são frágeis. A pesquisa aponta que os especialistas que tentaram reproduzir os resultados não tiveram sucesso.
[FOTO2]
3. A vacina para Ebola
Em julho, uma vacina contra o ebola se mostrou 100% bem-sucedida em testes conduzidos durante a epidemia na Guiné. A próxima etapa é disponibilizar o produto em maior escala, mas o custo para isso não ficou claro.

4. O sistema linfático
Os pesquisadores divulgaram em julho que, ao contrário do que se pensava, o sistema linfático - parte fundamental do sistema imunológico humano- chega ao cérebro.

5. Um novo hominídeo
Uma nova espécie de primo extinto do ser humano foi descoberta na África do Sul, em setembro. Os fósseis do Homo naledi foram achados, mas ninguém sabe qual o seu parentesco.

6. Edição de genoma
A nova técnica de edição do DNA, chamada CRISPR, permitiu um controle inédito sobre o genoma pelos cientistas. Ela já foi usada para fazer cachorros com supermúsculos e para variações mais resistentes do milho e da soja.

Redação O POVO Online
TAGS