PUBLICIDADE
Notícias

Em uma semana, surgem 193 novos casos suspeitos de microcefalia no Brasil

Na semana passada, estavam em investigação 2.782 casos da doença, enquanto que nesta terça-feira foram notificados 2.975

16:15 | 29/12/2015
NULL
NULL

Em apenas uma semana, surgiram 193 novos casos suspeitos de microcefalia em 20 unidades da Federação, segundo o último boletim epidemiológico do ano divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 29. Os dados foram reunidos até o dia 26 de dezembro.  

Na semana passada, estavam em investigação 2.782 casos da doença, enquanto que nesta terça-feira foram notificados 2.975 casos suspeitos em 656 municípios.

Também estão sendo investigados 40 óbitos suspeitos de microcefalia relacionados ao Zika vírus, , sendo um dos casos no Ceará.

Pernambuco continua sendo o estado com o maior número de casos (1.153), o que representa 38,76% dos casos de todo o País, seguido pelos estados da Paraíba (476), Bahia (271), Rio Grande do Norte (154), Sergipe (146), Ceará (134), Alagoas (129), Maranhão (94) e Piauí (51).
[SAIBAMAIS 4]
Tocantins, Minas Gerais e Mato Grosso apresentaram diminuição de casos.

A microcefalia é uma condição neurológica em que a cabeça do recém-nascido é menor quando comparada ao padrão daquela mesma idade e sexo. Neste caso, os bebês com essa malformação congênita nascem com um perímetro cefálico menor do que o normal, que habitualmente é superior a 33 cm.

Mobilização nacional

Para a execução das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à microcefalia, foi instalada a Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à microcefalia. O objetivo é intensificar as ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti.

Também serão instaladas salas estaduais no Ceará e em outras 17 unidades da Federação, que contarão com a presença de representantes do Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde, Educação, Segurança Pública, Assistência Social, Defesa Civil e Forças Armadas.

Lígia Costa, especial para O POVO Online

TAGS