PUBLICIDADE
Notícias

Menina é curada de leucemia com vírus HIV desativado

O método não tinha se mostrado 100% eficaz em alguns casos, mas em outros, pacientes tiverem remissão total do câncer

16:25 | 10/12/2012
NULL
NULL

Uma menina de sete anos nos Estados Unidos foi curada da leucemia a partir dos vírus HIV deficientes, responsáveis pela Aids. Emma Whitehead teve o seu sistema imunológico reprogramado, a fim de combater as células cancerosas. A vitória animou cientistas com a possibilidade de novos tratamentos.

A menina sofria com a doença desde o ano de 2010 e os pais já estavam desacreditados, pois Emma havia tido duas recaídas e o tratamento tradicional pouco poderia ajudar no caso. Foi então que os pais tiveram a iniciativa de apostar na experiência do Hospital da Filadélfia. O método não tinha se mostrado 100% eficaz em alguns casos, mas em outros, pacientes tiverem remissão total do câncer.

Emma teve as células T, presentes no sistema imunológico, retiradas do corpo e reprogramadas pelo vírus desativado do HIV. Após o procedimento, as células modificadas foram inseridas no corpo da menina e passaram a se multiplicar de forma frenética.

As células B, que geram os elementos malignos da leucemia, foram vencidas e os primeiros sintomas sentidos por Emma foram febre e calafrios constantes. Isso aconteceu por conta da Síndrome de Liberação das Citocinas, quando o sistema imunológico, então ativado, expele substâncias químicas e provocam tais sintomas que podem causar morte. A criança ficou inchada, inconsciente e alcançando altas temperaturas corporais. Os familiares até foram ao hospital se despedir.

Emma foi salva graças a um remédio para reumatóide e acordou uma semana depois, após o seu aniversário de sete anos. Mesmo com os efeitos colaterais, os médicos prevêem um aperfeiçoamento do tratamento e que ele possa futuramente substituir o transplante de medula óssea.

Redação O POVO Online

TAGS